Evento formativo teve início na última segunda-feira e segue até dia 30
Teve início na noite de segunda-feira, 22, no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, em Poços de Caldas, no Sul de Minas, a 23ª edição do Pintando o 7 na Educação Infantil.
Árvores literárias com frutos-poemas, sementes de livros plantadas no coração dos educadores. Reis, rainhas, fadas e mágicos foram os convidados especiais das mestras sem cerimônia que abriram ludicamente o evento.
Com o tema “Ler além do olhar”, neste ano a formação aborda a relevância fundamental da literatura na Educação Infantil, quando os alunos ainda não estão alfabetizados, mas têm todos os sentidos abertos para ler o mundo. Até dia 30 de agosto, cerca de 1.800 profissionais que atuam nessa etapa de ensino na Rede Municipal serão impactados com a programação.
Especialmente escolhida para dar início às atividades, a contadora de histórias e escritora premiada internacionalmente, Sandra Bittencourt, foi a responsável pela primeira palestra do evento, com o tema “Era uma vez, vamos ler, brincar e criar”. “Eu sou Sandra Bittencourt e venho de longe para trazer a arte da palavra, na alegria, na cantoria, na paz e na amizade. Por isso, peço licença a todos vocês para esta noite adentrar o segundo par de orelhas que vocês têm que, como dizem meus irmãos africanos, é o canal da emoção, sem o qual nós não conseguimos nem sentidos nem significados, para que hoje possamos, através do core, do coração, da alma, sair daqui carregados de palavra em movimento”, disse.
Pintando o 7
O Pintando o 7 na Educação Infantil tem como objetivo proporcionar a formação continuada dos educadores que atuam neste segmento de ensino. O evento foi idealizado em 1997, pela então equipe da Educação Infantil, formada pelas profissionais Maria Angélica Aparecida do Carmo, Patrícia Bertozzi Martins e Wander Lúcia Silva de Castro, inicialmente para dar visibilidade aos trabalhos realizados nas unidades de Educação Infantil.
Já em 1999, o evento recebeu a denominação de “Pintando o 7”, após indicação dos coordenadores e posterior votação, passando a abranger a formação e troca de experiência entre os educadores. “É com muita alegria e satisfação que estou aqui nesse 23º Pintando o Sete. Imagine vocês a responsabilidade que nós temos de começar com as nossas crianças na base da sua vida. Tudo que nós fizermos na Educação Infantil ficará para a vida inteira, tudo que nós plantarmos terá frutos no amanhã”, destacou a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga.
Neste sentido, a secretária adjunta, Deborah Brianezi, que já atuou como coordenadora de Centro de Educação Infantil, ressaltou que a leitura e a imaginação são muito importantes nesta etapa do ensino. “Estamos preparando nossas crianças para o futuro”, disse. Além das atividades presenciais, no Espaço Cultural da Urca, também estão sendo ofertadas atividades on-line no Canal do CERPRO no YouTube e contação de histórias nas unidades educacionais. A Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas conta com 50 Centros de Educação Infantil municipais e unidades conveniadas, com aproximadamente 6.300 alunos de 0 a 5 anos.
*Informações Prefeitura Municipal.