Evento integra a programação da Semana de Luta da Pessoa em Situação de Rua
“Eu morei em um abrigo por seis anos, hoje tenho minha casa própria. Sou muito grato pelo trabalho realizado comigo. Hoje posso dizer que tenho uma nova vida”, destaca Gino Virgílio Jeremias. Nesta quinta-feira (18), ele participou da Olimpíada POP RUA, dentro da programação da Semana de Luta da Pessoa em Situação de Rua, como convidado. Depois de anos vivendo em casa de passagem, onde implantou até uma horta comunitária, ele agora tem um lar para chamar de seu.
É exatamente para ressignificar as trajetórias de vida das pessoas em situação de rua que a rede de serviços socioassistenciais voltada para a essa população atua, 24 horas por dia. E, desde a última segunda-feira (15), acontece a Semana de Luta da Pessoa em Situação de Rua, com o objetivo de colocar o assunto na pauta do dia da sociedade, com atividades que incluem exposição fotográfica, apresentações culturais e serviços de autocuidado, além da Olimpíada POP Rua, realizada no campo do bairro Santa Rosália. Usuários dos serviços tiveram uma manhã divertida e puderam também voltar ao passado, jogando damas, xadrez e até mesmo bete, brincadeira também conhecida como bets ou taco, jogada nas ruas, que marcou a infância de muita gente.
“A primeira Olimpíada POP Rua foi uma sugestão da equipe do Consultório na Rua, com atividades esportivas durante toda a manhã, inclusive com distribuição de medalhas, em parceria com a Secretaria de Esportes. A iniciativa foi muito bacana e a semana segue com a programação que visa destacar que a população em situação de rua é formada por pessoas de direitos”, destaca o secretário municipal de Promoção Social, Carlos Almeida.
O Consultório na Rua de Poços de Caldas começou suas atividades em abril de 2016, com o objetivo de atender as pessoas em situação de rua dentro do seu próprio território. Todo trabalho visa compreender a população em situação de rua, suas peculiaridades, seus sonhos e sua vida para promover ações que possibilitem a inclusão dessas pessoas nos serviços de saúde pública, tendo como eixo as diretrizes do Sistema Único de Saúde.
“Ficamos emocionados com essa atividade da secretaria de Promoção Social junto à secretaria de Saúde. É um evento que tem um alcance gigantesco. Se a atenção a essas pessoas for feita dessa maneira e dessa intensidade temos resultados positivos. Nós da Saúde temos o Consultório na Rua, com uma equipe qualificada que tem competência técnica e sensibilidade para prestar essa assistência às pessoas em situação de rua”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi.
Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua
Nesta sexta-feira, 19 de agosto, é o Dia Nacional e Municipal de Luta da População em Situação de Rua. A data foi instituída nacionalmente em referência ao acontecimento conhecido como “Massacre da Sé”, em 2004, quando sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, em São Paulo/SP.
Neste ano, pela primeira vez, Poços de Caldas vai contar também com o Dia Municipal de Luta da População em Situação de Rua, a partir da publicação da Lei 9.540, sancionada pelo prefeito Sérgio Azevedo no dia 28 de dezembro de 2021. Com isso, a data passa a constar no Calendário Oficial de Eventos Turísticos, Culturais e Desportivos do Município de Poços de Caldas, com atividades alusivas à conscientização e atenção sobre o tema. Será realizado o evento de encerramento da Semana de Luta da Pessoa em situação de rua, das 13h às 17h, no Parque Municipal Antônio Molinari, com apresentações musicais e piquenique.
*informações Secom Prefeitura