A 32ª Cipat – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, da Prefeitura, contou com grande presença de servidores, que lotaram o Teatro da Urca, na manhã desta quinta, 06. O evento teve início ontem, quarta-feira, e contou com apresentações musicais e de cipeiros. Teve ainda teatro, palestras sobre segurança no trânsito, saúde mental e biossegurança. A edição, que lembrou o aniversário de 150 anos de Poços de Caldas, ainda sorteou brindes, distribuiu lanches e mudas de plantas.
A presidente da Cipa – Comissão Interna de Prevenção e Acidentes, Aretha Cassarro Corrêa, comentou que a programação deste ano se baseou nas demandas trazidas à entidade. Segundo ela, estão entre as questões, os acidentes com servidores, ocorridos no trajeto de deslocamento aos respectivos setores. “A saúde mental das pessoas, potencializada neste período pós-pandemia, em muitos casos, levou o trabalhador ao estresse, lembrou Aretha.
A secretária de Administração e Gestão de Pessoas, Ana Alice de Souza, informou que, ao todo, são cerca de sete mil servidores na prefeitura. A gestora avalia, que acidentes acontecem, porém, é preciso conscientizar o trabalhador para que ele redobre os cuidados no dia a dia, porque certos acidentes podem causar danos físicos mais graves. “Quando o servidor se afasta das atividades, isso sobrecarrega o colega de setor. Por isso, é preciso ficar atento e sempre utilizar corretamente o EPI-Equipamento de Proteção Individual”, observou a secretária.
Rosane Junqueira Garcia, engenheira de Segurança no Trabalho, da Prefeitura, calculou que em média são de 11 a 12 acidentes por ano envolvendo servidores, durante o deslocamento ao trabalho. Ela lembrou, que os dados mostram que casos com motos foram em maior número no período. “Temos alertado os trabalhadores, ainda, sobre acidentes perfurocortantes que ocorrem, principalmente, nos setores de urgência e emergência da UPA – Unidade de Pronto Atendimento”, alertou Rosane.
Segurança no Trânsito
Equipes da Secretaria Municipal de Defesa Social, participaram da Sipat e esclareceram dúvidas dos servidores sobre normas e o trânsito na cidade. Os agentes de fiscalização comentaram questões como sinalização, estacionamento regulamentado, vagas especiais, multas, direção preventiva, responsabilidades dos motoristas da frota oficial etc.
Saúde Mental
O psicólogo, Daniel Furtado, falou sobre saúde mental e focou, principalmente, nas relações no ambiente de trabalho. O especialista elencou vários tipos de pessoas e personalidades existentes e exemplificou algumas situações. Depois, realizou curta dinâmica com a participação dos servidores, que divididos em grupos analisaram questões sugeridas pelo profissional em psicologia. As respostas foram dadas com base, no que cada um entendia como adequado para o respectivo problema.