Entre março e setembro de 2022, a Receita Federal no Sul de Minas recebeu 452.506 declarações do Imposto de Renda de Pessoas Físicas 2022, ano-base 2021. Destas, 9.395 declarações apresentaram pendências e foram retidas em malha fiscal.
Esse número representa 2,1% do total de documentos entregues. São 7.468 declarações com Imposto a Restituir (IAR), representando 79,5% do total em malha; 1.706 declarações, ou 18,2% do total em malha, com Imposto a Pagar (IAP) e 221, com saldo zero, representando 2,4% do total em malha.
As principais pendências apresentadas são:
43,9% – Omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual (de titulares e dependentes declarados);
22,2% – Deduções da base de cálculo (principal motivo de dedução – despesas médicas);
24,4% – Divergências no valor de Imposto de Renda Retido na Fonte entre o que consta em Dirf e o que foi declarado pela pessoa física, falta de informação do beneficiário em Dirf, entre outros.
9,5% são motivados por deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados, e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão e/ ou imposto complementar.
Projeto Cartas 2022
Durante o mês de setembro a Receita Federal está emitindo 444 mil correspondências para contribuintes com declarações na malha fina. 41.056 destas correspondências são para contribuintes de Minas Gerais. O objetivo é avisar aos contribuintes que a declaração apresenta pendências. Em caso de erro, o contribuinte pode providenciar a sua correção, apresentando declaração retificadora.
Atenção!
A Receita Federal não notifica sobre pendências na declaração de Imposto de Renda por e-mail. Se houver dúvidas sobre a situação de sua declaração, consulte sempre pelo site oficial: Receita Federal (Período Eleitoral) — Português (Brasil) (www.gov.br).