Capital paulista tem aplicação de imunizantes contra Covid das 8h às 17h. Grande SP volta a registrar mais de 300 internações diárias
Do portal Metrópoles – Depois do feriado de Natal, a cidade de São Paulo continua a campanha de vacinação contra a Covid-19 neste domingo (26/12). Os postos da cidade estarão abertos entre 8h e 17h.
Adolescentes de 12 a 17 anos podem receber a primeira dose do imunizante da Pfizer. Os menores devem estar acompanhados de responsáveis ou apresentar autorização assinada. Maiores de 18 anos podem ser inoculados com vacinas de outros fabricantes.
O intervalo de aplicação da segunda dose varia de acordo com o imunizante. Para a Coronavac, são 15 dias. Para AstraZeneca, oito semanas (56 dias). No caso da Pfizer, são 21 dias de intervalo.
A dose de reforço é aplicada em maiores de 18 anos que receberam a segunda dose há, no mínimo, quatro meses. Para quem foi inoculado com Janssen, a dose de reforço da Pfizer pode ser aplicada depois de dois meses da dose única.
Já para imunossuprimidos, duas doses de reforço são necessárias. A primeira 28 dias depois da última dose do esquema vacinal. A segunda depois de, no mínimo, quatro meses.
Imunizantes não disponíveis no Brasil
Quem começou o esquema vacinal com alguma vacina ainda não disponível no país devem seguir o proposto pela prefeitura:
Imunizados com vacina de vetor viral (plataforma recombinante), como a Sputnik, devem receber a segunda dose da AstraZeneca 21 dias depois da primeira dose. Já com a plataforma de vírus inativado, como a Sinopharm, o complemento é com Coronavac 21 depois.
Por fim, quem recebeu imunizante com plataforma RNA mensageiro, caso da Moderna, deve completar com a Pfizer 28 dias depois da primeira dose.
Para saber os locais e horários de aplicação da vacina em São Paulo, consulte o site da prefeitura.