As simpatias devem ser feitas na hora da virada ou em 1º de janeiro. A coluna explica como reproduzir as mandingas
Do portal Metrópoles – Como começar bem o ano: com o pé direito, pulando sete ondas ou guardando sementes de uva dentro da carteira. Essas são algumas das simpatias mais famosas entre os brasileiros para atrair prosperidade e amor. Mundo afora — em países, como Japão, Turquia e Itália, há um leque de mandingas fáceis e um tanto quanto diferentonas. Os rituais devem ser reproduzidos na hora da virada ou em 1º de janeiro.
1 – Use os famosos poás
Nas Filipinas, uma tradição é passar a virada de ano com roupas de poás (pasmem!). Para a população do país asiático, vestimentas com estampa de bolinhas aumentam as chances de um ano novo feliz. Caso visite o lugar na época do Réveillon, não se assuste se ver uma leva de pessoas com peças com padronagem de pontinhos.
2 – Coma 12 uvas
De origem espanhola, a prática de comer 12 uvas a cada badalada da meia-noite proporciona sorte ao longo do ano vindouro. Pensativo a respeito da quantidade de frutas? Cada gominho representa um mês. Um aviso: se não terminar de comê-las no tempo, o ritual prevê um período de infortúnio.
3 – Carregue uma mala vazia
A simpatia de Réveillon a seguir é ideal para quem ama desbravar o mundo. Em alguns países da América Latina, como na Colômbia, carregar uma mala vazia ao redor do quarteirão o mais rápido possível garante um ano repleto de aventuras e viagens. Já deixe o objeto à vista para não esquecer de reproduzir o ritual.
4 – Coma comida longa
O Japão é conhecido por ser a terra dos centenários. Segundo o Ministério da Saúde do país, há mais de 86 mil pessoas com idade igual ou superior a 100 anos. Por trás da longevidade, constam hábitos saudáveis e uma tradição milenar. Na virada de ano, virou costume entre os japoneses comer toshikoshi soba, ou melhor, um macarrão de trigo sarraceno.
Enquanto o macarrão simboliza vida longa, a planta trigo sarraceno representa resiliência. O prato pode ser servido quente ou frio.
5 – Escreva na folha de louro
Usada na culinária como tempero, a folha de louro é símbolo do triunfo, traz paz de espírito e atrai prosperidade. Por ser tão poderosa, vale colocar em prática uma simpatia com a especiaria aromática. De preferência, escolha uma folha seca e bem bonita. Nela, escreva o seu nome e o ano atual com uma caneta vermelha. Seguindo o lema “quem acredita sempre alcança”, entoe uma prece ou oração para potencializar a energia da atração.
Em seguida, coloque a folha de louro dentro da carteira. Fica o lembrete que, quando fizer a simpatia nos próximos anos, não esqueça de descartar a anterior. De acordo com os adeptos, a mandinga garante fartura e abundância financeira. Rápida, fácil e, de quebra, atrai dinheiro para o bolso.
6 – Batize o champanhe
Os russos colocam em prática um leque de tradições peculiares na virada de ano. Uma delas envolve o champanhe. No Réveillon, a bebida ganha um ingrediente extra. Eles escrevem um desejo em um pedaço de papel e queimam. As cinzas são adicionadas ao espumante. Em seguida, misturam e tomam o mix.
7 – Obtenha mais sorte
Para quem se considera azarado, segue uma receita saborosa para atrair sorte. O prato é junção de feijão-fradinho, porco e arroz. Inclusive, a mandinga só vale se for preparada e consumida no jantar do dia 1º de janeiro. De acordo com a emissora History.com, a delícia batizada de John Hoppin deve ser consumida com uma moeda embaixo do prato. Os fãs de couve podem adicionar a verdura no quitute típico do sul dos Estados Unidos.
8 – Saboreie carne de porco
Na cultura chinesa, o porco é símbolo de riqueza, não à toa o animal dá forma aos cofrinhos. Em dúvida sobre o que preparar para a ceia de Ano-Novo? Aposte na carne suína. Segundo a revista Oprah Daily, os pratos com o ingrediente vão saciar os famintos, mas também ajudá-los ao longo do ano no quesito prosperidade.
9 – Coma lentilhas
Nas Filipinas, a população veste roupas com estampa de poás no Réveillon para atrair abundância, já na Espanha come-se 12 uvas no primeiro minuto do ano. O mood redondo norteia também os rituais italianos. No país europeu, as lentilhas integram as delícias da ceia. O grão representa as moedas, conforme explicou a revista Good Housekeeping.
10 – Beije um ente querido
Certamente, você já ouviu que se deve roubar o beijo de alguém quando o relógio marcar meia-noite do primeiro dia do ano. De acordo com o Washington Post, o ritual tem sido feito errado. O correto é beijar quem ama na bochecha, testa ou boca. “Isso é emprestado do folclore britânico e alemão. O hábito afirma que a primeira pessoa com quem entrou em contato dita o destino do ano. Ou seja, escolha o parceiro com sabedoria”, destacou o artigo do jornal.
11 – Pule para o Ano-Novo
Os brasileiros que passam a virada na praia costumam pular as sete ondas e fazer um desejo a cada pirueta. Do outro lado do Oceano Atlântico, mais precisamente na Dinamarca, é comum ficar em pé em uma cadeira e pular “em janeiro” à meia-noite. A mandinga espanta os maus espíritos e traz sorte. Fica o lembrete: cuidado para não se machucar.
12 – Jogue água pela janela
Os porto-riquenhos acreditam que jogar um balde de água pela janela afasta a energia negativa e o mau olhado da residência. O leque de simpatia da população do país da América Central não para por aí. Eles jogam açúcar fora de casa para convidar a sorte a entrar e permanecer no lar.
13 – Quebre a romã
Símbolo de abundância na Turquia, as romãs devem ser quebradas na hora da virada e dispersas na porta do lar. Pela tradição, quanto mais partes da fruta se espalharem pelo ambiente, mais prosperidade a pessoa ou família obterá. Outro truque de Réveillon dos turcos envolve salpicar sal na entrada de casa.
14 – Encontre seu amor
Ninguém para beijar no Réveillon? Diga adeus à solidão se depender de uma prática irlandesa. A simpatia orienta colocar sob o travesseiro um ramo de hera, azevinho ou de visco (também chamada de erva-de-passarinho). Lembrando que o ritual deve ser feito no dia 31 de dezembro. Quem fizer a mandinga sonhará com o futuro parceiro.
15 – Seja um anfitrião exigente
Na Escócia e em alguns lugares da Inglaterra, o primeiro convidado do ano que se iniciou passa por diversas exigências. Pela tradição, deve-se escolher alguém com sabedoria e bondade para que os bons sentimentos permaneçam no lar ao longo do ano.