Por P.A.Ferreira
Mais do que nunca, nos tempos atuais que a sociedade atravessa, com redução de salários, com a falta de dinheiro e com os preços nas alturas, é imperioso fazer todo e qualquer tipo de economia.
Não diferente, também é de fundamental importância evitar o desperdício e aproveitar, de maneira criativa, as sobras daquele prato que preparou para o almoço da família.
As dicas para reduzir o desperdício de alimentos apresentadas a seguir fazem parte do conjunto de ações da campanha do Stop Food Waste Day (Dia de parar o desperdício de alimentos, em tradução livre para o português).
Planeje as refeições: antes de fazer compras, olhe a sua despensa, geladeira e planeje o que você irá cozinhar. Crie cardápios inteligentes que permitam aproveitar ingredientes nas diversas refeições. Assim você economiza tempo e dinheiro, além de evitar o desperdício.
Faça uma lista de compras: uma família brasileira joga cerca de um terço dos alimentos que compra no lixo. A partir do planejamento das refeições, faça uma lista e compre apenas o que você sabe que será consumido.
Não coloque comida demais no prato: isso vale para as refeições dentro e fora de casa. Sirva-se em quantidades menores e repita depois se ainda tiver fome. Assim você evita deixar aquele restinho de comida sempre no prato. Evite também o exagero ao servir as crianças. Comece com pequenas porções para evitar que sobre muita comida no prato dos pequenos.
Fique atento às datas de validade: existem aplicativos que ajudam a acompanhar as datas de validade dos produtos que temos em casa. Fique de olho e crie receitas para aproveitar os alimentos próximos do vencimento.
Aproveite os alimentos por inteiro: muitas sementes, folhas e talos que geralmente jogamos fora são ricos em nutrientes e ficam muito saborosos em diversas receitas. Procure usar os alimentos por inteiro sempre que possível. Para isso prefira sempre os orgânicos e lave muito bem.
Tenha uma horta em casa: uma pequena horta ajuda a ter alimentos e temperos sempre frescos e usar apenas a quantidade necessária. Quantas vezes você comprou um maço de manjericão e usou apenas algumas folhas? Com a plantinha em casa você colhe apenas o que vai usar. Muitas sobras de vegetais e frutas podem ser plantadas, como o alho-poró, cebolinha, alface, alho e abacaxi. O lixo orgânico também pode ser usado para fazer compostagem e adubar sua horta.
Use e abuse das PANC’s: as Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANC’s) são aquelas que, apesar de serem comestíveis, não são muito usadas como alimento. “É o caso da azedinha, rica em vitaminas A, B C e sais minerais e ora-pro-nóbis, rico em fibras, ferro, proteína, vitaminas e aminoácidos essenciais”, afirma a nutricionista, Mara Baggio.
Planeje eventos com antecedência: organize eventos como o churrasco em família ou uma festa de aniversário pensando na quantidade adequada ao número de convidados. Leve em consideração a idade dos convidados e a duração da festa para evitar exageros e gerar muito desperdício.
Dê uma chance às frutas e legumes feios: muitas frutas e legumes, apesar de frescos e saborosos, acabam na lata do lixo por não serem bonitos. Valorize também esses produtos, que muitas vezes inclusive são vendidos com desconto.
Criatividade e Aproveitamento
Dentre os grandes dilemas na cozinha é o que fazer com as sobras de comida na geladeira. Além de dar um aperto no coração, jogar alimentos fora não é a forma mais sustentável de lidar com os restos. Sendo assim, no dia a dia, sempre vale reaproveitar grãos, legumes e carnes em novas receitas sem perder o sabor, dando uma nova finalidade à comida e evitando o desperdício.
Se você quer usar as sobras na geladeira, mas está sem criatividade para pensar em um novo prato, a Casa e Jardim apresenta 10 receitas que podem incluir alimentos previamente preparados entre os ingredientes. Veja a seguir (clique no título para conferir o passo a passo completo):
1. Mexidão de arroz e feijão com bacon e carne seca
Um dos pratos mais conhecidos por incluir sobras de alimentos é o famoso mexidão, que pode levar diversos tipos de ingredientes – arroz, feijão, carnes e legumes. Na receita sugerida pela cozinha experimental da Camil, arroz e feijão são acompanhados de bacon e carne seca, mas pode ser a carne que você tiver. Com certeza fará sucesso no almoço em família! O preparo leva apenas 20 minutos e rende quatro porções.
Outro prato recomendado para combinar alimentos na geladeira, principalmente arroz e legumes, é o arroz à grega. Além de ser colorido e nutritivo, é fácil de fazer e pode ser servido como acompanhamento de pratos de carne e de peixe. A receita é de César Neto, chef da Tramontina. O rendimento é de seis porções.
3. Bolo salgado de presunto, queijo prato e azeitonas
Outra forma de evitar o desperdício é preparando um bolo salgado. A receita de Rita Atrib, do Petit Comité Buffet e Rotisserie deliciosa leva presunto, queijo prato ou o queijo de sua preferência que tiver na geladeira, tipo mozarela, e azeitonas e é uma ótima opção para um brunch ou café da tarde. Rende 12 porções e fica pronta em uma hora.
4. Picadinho de frango com legumes
Prático e cheio de nutrientes, o picadinho de frango com legumes pode usar ingredientes que estavam guardados na geladeira. A receita da nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti, tem um modo de preparo bem simples, com apenas cinco passos. Saboreie um prato colorido e delicioso!
5. Torta de queijo, atum, palmito, cebola e tomates
Que tal usar as sobras na geladeira para preparar uma deliciosa torta? É uma excelente pedida para ser o chá da tarde ou como acompanhamento de uma salada de folhas verdes. A receita do chef Melchior Neto leva queijo, atum, palmito, cebola e tomates.
Um prato clássico e que pode levar ingredientes armazenados na geladeira é a canja de galinha. Esta receita de Beth Branco, do Beth Cozinha de Estar, leva legumes, peito de frango ou outras partes da ave que tiver e arroz cozido. Rende quatro porções e fica pronta em 45 minutos.
Outra opção de caldo, ótima para esquentar no clima frio, é a sopa de feijão. Combine sobras de macarrão e feijão para elaborar o prato saboroso e nutritivo. Esta receita, sugerida por Luana Hernandez, chef parceira da Smart, serve duas pessoas e fica pronta em seis etapas.
8. Arroz de forno com cenoura, ervilhas e carne moída
Uma deliciosa forma de reaproveitar arroz, legumes e carne moída é preparando um delicioso arroz de forno. Uma boa pedida é a sugestão da nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti, para fazer com carinho e mais tempo em casa. Para completar, a receita traz uma camada de queijo ralado ou mozarela para gratinar no forno, deixando a aparência e o sabor ainda mais apetitosos.
9. Cuscuz paulista de camarão com toque apimentado
Tradicional na culinária brasileira, o cuscuz paulista divide opiniões pelo país – alguns amam, outros nem tanto. No entanto, o prato é uma ótima forma de dar um novo propósito para os alimentos na geladeira. A sugestão da chef Paula Labaki, a pedido da marca Tabasco, traz milho, ervilha, palmito e tomate, acompanhados de um caldo de camarão e um toque apimentado.
10. Caldo de abóbora cabotiá com linguiça
Este creme de abóbora com alecrim e linguiça defumada pode incluir alimentos previamente preparados, como a cebola e a própria carne suína. A sugestão da Eder rende quatro porções e leva 30 minutos de preparo.
Fonte: Farm News/Revista Casa e Jardim