Leitores do portal “Alô Poços” também denunciam problemas em outra unidade de educação infantil e casos de Covid.
A reportagem do Alô Poços recebeu vídeos e denúncia através de uma leitora sobre problemas que estão acontecendo em centros de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas (SEMEC-PC), município do Sul de Minas Gerais, percebido devido às intensas chuvas, além de casos de Covid-19 que provocou o afastamento de diversos servidores.
Os casos de Covid teriam ocorrido no Centro de Educação Infantil (CEI) Acalanto, Arco Íris e, mais recentemente no CEI “Profº. Milo Carli Mantovani”, localizado Vila Cruz, zona Oeste do município, onde, de acordo com a denúncia, 10 servidores teriam sido afastados durante o plantão e esta semana, de ontem para hoje, 01, outros três testaram positivo.
A reportagem entrou em contato com a unidade, por telefone, mas, não havia ninguém que pudesse dar informações exatas a respeito.
Também tentamos falar com a coordenadora do CEI através do celular, porém, as ligações não foram atendidas.
Falamos com o Sindicato dos Servidores Públicos de Poços de Caldas (SindServ-PC) que afirmou não ter recebido, até o momento, qualquer informação a respeito e que, neste período, a entidade foi informada de casos ocorridos no CEI’s Acalanto e Arco Íris. “Entramos em contato com a Secretaria de Educação e fomos informados que todos os casos estão sendo acompanhados e que os servidores que apresentam sintomas são encaminhados para testagem e sendo caso positivo, é afastado das atividades e segue o protocolo de isolamento domiciliar”, conta a dirigente sindical.
Em conversa com a secretária Municipal de Educação, professora Maria Helena Braga, todos os protocolos estão sendo seguidos e serão seguidos, com o início do ano letivo, na próxima segunda-feira, 07. “Estamos seguindo todas as orientações que o Comitê de Combate à Covid tem nos passado e até sexta-feira todas as nossas escolas terão material de limpeza e o material de higiene necessário para evitar contágio pela Covid”, garante.
Todos os protocolos e medidas que deverão ser adotadas e seguidas com o início do ano letivo nas unidades da rede pública municipal de ensino serão reafirmados durante reunião on-line agendada pela SEMEC para acontecer às 15h30 de amanhã, 02, com diretores e coordenadores, além da participação de representante do SindServ.
Chuvas
Em vídeo, enviado pela leitora do Alô Poços, sérios problemas podem ser observados com o telhado da CEI “Professora Orcy Bento Gonçalves Cardoso”, no Jardim Esperança, zona Sul de Poços de Caldas.
Confira as imagens nos vídeos:
O fato foi confirmado pelo SindServ. A dirigente sindical relata que uma comissão visitou o CEI, constatou o problema e Ofício solicitando intervenção para corrigir o problema enviado para a Semec. “Realmente existe esse problema lá, nossos dirigentes puderam fazer essa constatação. A Secretaria de Educação já nos informou que a equipe está pronta para arrumar o telhado e só não fez ainda por a chuva não dá uma trégua, mas, a secretária-adjunta, Débora, garantiu que a expectativa é conseguir arrumar para as aulas começarem sem problemas”, observa.
Segundo moradores próximos da CEI “Orcy” comentaram, esse problema com o telhado seria provocado por pessoas que sobem no telhado para resgatar pipas que caem constantemente lá. “A estrutura deste CEI é muito boa, é excelente. O problema são pessoas que sobem no telhado para pegar sua pipa, principalmente adultos, e acabam pisando no lugar errado”, revela a sindicalista. Problemas também estariam ocorrendo no CEI Catavento “Profª. Elizabeth de Oliveira”, no Jardim Kennedy, também na zona Sul de Poços de Caldas, com vasos sanitários entupidos e outros provocados pelas chuvas. “É uma novela este CEI. Sempre há algum problema lá desde a sua inauguração. Essa é uma questão de saúde e esperamos que tudo esteja arrumado e adequado, sem problemas, para o início do ano letivo”, finaliza a dirigente sindical.