Por Tiago Monteiro Tavares –
Articulação
Enquanto os adversários brigam para disputar espaço na velha política sulfurosa, o ex-coordenador do Novo no Sul de Minas e pré-candidato a deputado federal pelo partido, André Vilas Boas, articula com mais de 50 prefeitos da região uma ‘dobradinha’ em apoio a sua campanha. Esta semana, André conseguiu trazer para Poços de Caldas o Encontro Estadual do Novo, que aconteceria em Belo Horizonte. A escolha da cidade contou com o apoio do governador Romeu Zema, que estará em Poços na ocasião.
Encontro Regional
O encontro regional do Novo Minas vai acontecer no dia 09 de julho, em Poços de Caldas, em local ainda a ser definido. Ele servirá para debater as últimas estratégias do partido antes da Convenção Partidária, que oficializará os candidatos do partido. André Vilas Boas recebeu o apoio do governador Zema para conseguir trazer o encontro partidário para a cidade, uma vez que Poços é a maior cidade do Sul do estado e considerada estratégica para reeleição do governador.
Palanque completo
Entre os convidados que devem comparecer e prestigiar o encontro do Novo Minas está o pré-candidato à Presidência, Felipe D’Ávila, o governador Romeu Zema, os deputados federais, Lucas e Thiago, e estaduais, Laura Serrano e Guilherme da Cunha, além de filiados de todo o estado. Os dirigentes da legenda estão animados com as projeções e pesquisas encomendadas pelo governador para a região.
Região estratégica
Articuladores e estrategistas ligados ao governador Zema avaliam que o Sul do estado possui mais as características do Novo em relação ao Norte e Noroeste, por isso, optaram por concentrar esforços no Sul, Sudeste, triângulo mineiro e na região central de Minas Gerais.
Federal
Junto com o governador Zema, o Novo elegeu dois deputados federais, dos oito que partido possui atualmente. São eles: Lucas Gonzales e Thiago Mitraud. Thiago não será mais candidato e ajudará o colega André junto à sua base para elegê-lo e representar Poços e o Sul de Minas no Congresso Nacional.
Apoio local
A ‘chapa master’ idealizada nos devaneios e sonhos dos integrantes da ‘Casa Amarela,’ em que o pré-candidato a federal e atual secretário de governo, Celso Donato (ainda no PSDB), teria o apoio irrestrito de uma ampla base de estaduais [Dra. Regina Cioffi (PP), Marcelo Heitor (PSC) e Flavinho Lima e Silva (PSDB)] ficará cada dia mais ameaçado. O PP quer compor a vice de Zema, o que abriria espaço para dobradinha Regina e André, o PSC possui compromissos religiosos que direcionarão seus apoios e o PSDB, caso a debandada da turma da ‘Casa Amarela’ se confirme, fará oposição a Donato na região. O único capaz de “segurar” os tucanos é o Dr. Mosconi, que já não dá sinais de enfrentar a guerra interna na legenda.
Cooptação
Esta Coluna vem anunciando, desde a semana passada, que está em curso a pressão para cooptação de lideranças partidárias com cargos nos primeiro e segundo escalões do Executivo municipal. A notícia de que Diva Funchal, coordenadora de Fomento à Indústria e Comércio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, filiada e militante do Novo, deixará o partido para ser vice-presidente do Podemos em Poços, é apenas o primeiro nome da cooptação revelado. Nas próximas semanas teremos outros nomes!
E isso é tudo que queremos!!!