Na última sexta-feira, 29, o Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, recebeu nova visita do Dr. Maurício Saito, médico especialista em medicina fetal, para realizar mais um procedimento, agora em duas pacientes com problemas de redução de líquido amniótico na gestação. O especialista, que veio de São Paulo exclusivamente para atendê-las, já esteve no mês de dezembro de 2021 na Irmandade para realizar uma transfusão intrauterina em uma paciente cujo tipo sanguíneo era incompatível com o bebê, liberando anticorpos que destroem as hemácias do bebê, podendo levá-lo a anemia fetal.
“Hoje nós viemos fazer dois procedimentos aqui na Santa Casa que são gestações que tem como problema a redução de líquido amniótico. A redução de líquido leva ao hipodesenvolvimento dos ossos dos membros, porque os membros ficam o tempo todo presos, os bebês não conseguem se movimentar e a articulação e musculatura não se desenvolvem. E de uma forma mais grave ainda, leva hipoplasia do pulmão, ou seja, como você não tem um espaço, a caixa toráxica fica comprimida, isso impede o desenvolvimento do pulmão. Então, a restituição de líquido através da punção e a injeção de soro ajuda na formação da cavidade amniótica, permitindo o desenvolvimento dos membros e a respiração do pulmão. Isso vai melhorar pelo menos esses dois sistemas”, explica Dr. Saito.
“Geralmente as causas dessa redução de líquido podem ser ruptura de bolsa, quando a bolsa rompe e a paciente perde o líquido, ou eventualmente por uma má formação. As malformações, geralmente urinárias, levam à redução de líquido, então nós utilizamos esse procedimento para repor o líquido, inclusive o líquido permite que a gente consiga identificar melhor a parte estrutural do bebê”, detalha o especialista.
A médica obstetra da Santa Casa, Dra. Patricia Menossi Baldacci, ajudou na realização do procedimento e conta o quão gratificante é ter o médico na Irmandade. “É uma honra ter o Saito aqui na Santa Casa. Eu conheço ele desde a época da faculdade, quando foi meu professor. Ele vir de São Paulo para realizar este procedimento é uma esperança para estas mães. O Hospital não tem como agradecer o Saito por vir aqui para dar essa ajuda para as mãe e se Deus quiser ele vai vir nos visitar várias vezes. Será sempre muito bem recebido”, afirma a doutora. A gestante Michaelle Aparecida Bueno da Silva, uma das pacientes, agradece a toda a equipe que ajudou na realização deste procedimento tão importante para a formação de seu bebê. “Eu não tenho palavras para descrever a minha alegria. Só tenho a agradecer ao Dr. Saito, a Dra. Patrícia e a equipe. O procedimento foi super tranquilo, só dolorido na hora, mas, super tranquilo, não teve dor nem nada”, relata a futura mamãe que agora poderá seguir a gestação com mais tranquilidade.
*informações Assessoria de Comunicação da Santa Casa