Por Tiago Monteiro Tavares –
Em busca de espaço e migalhas
O prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo (PSDB), e o secretário municipal de governo, Celso Donato (ainda no PSDB), iniciaram ontem (02) um tour em Brasília e Belo Horizonte. Em Brasília, a dupla foi prestigiar a posse do senador mineiro Alexandre Silveira (PSD), que assumiu a vaga do agora ministro do TCU, Antônio Anastasia (PSD). Posaram para fotos, apresentaram Donato como candidato a deputado federal pela cidade, passaram o pires em busca de algumas migalhas via emendas parlamentares e partiram rumo a Belo Horizonte.
Não conhecem Brasília
Poderiam aproveitar a passagem por Brasília para visitar, ao menos, os secretários executivos dos Ministérios e apresentar-lhes projetos para investimentos na cidade. Quem conhece Brasília sabe que sobram recursos para projetos e políticas públicas, mas não há projetos. Pelo jeito, ‘os melhores administradores do país’ não sabem como conquistar recursos realmente significativos para a cidade. Correm o risco de ficarem sem nada!
Em BH, objetivo é outro
Já na capital mineira o objetivo da dupla ‘Celso e Sérgio’ é mais específico. Reúnem-se com o secretário de estado de governo, Igor Timo. Por lá, além de apresentar Donato como o ‘federal de Poços’, buscam minar apoios e palanque do governador na região do Sul de Minas. Paciência para ouvi-los com certeza ambos tem, tanto Igor quanto o governador Zema, só que com o governador o encontro sequer foi assegurado. Quem conhece Zema sabe que ele é um homem decidido e de uma só palavra.
Reestruturação
Com o início das sessões ordinárias na Câmara Municipal na terça-feira (8), uma reestruturação terá início tanto na relação Executivo/Legislativo quanto em alguns postos considerados estratégicos na administração municipal. Muitas surpresas “esperam pelo momento certo” para surgirem e, assim, conseguir elevar a cotação de seus meticulosos estrategistas. Politicamente pode até passar, mas certamente não passará despercebido aos olhos dos eleitores.
Esqueceram as regras
O ‘acordão’ para que os trabalhos na Câmara Municipal fossem retomados apenas na terça-feira (8) esqueceu de levar em conta a Lei Orgânica Municipal, aprovada pela própria Câmara. Ontem (02), o primeiro secretário da Casa, vereador Douglas Dofu (DEM), enviou comunicado aos parlamentares ressaltando: “Considerando que de acordo com o art. 57 da Lei Orgânica Municipal, a Câmara Municipal se reunirá em sessão legislativa ordinária, independentemente de convocação, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 15 de dezembro de cada ano; Considerando que nos termos do art. 9º do Regimento Interno, o recesso legislativo compreende o período de 16 de dezembro a 1º de fevereiro; Comunicamos que por força da legislação vigente, na próxima quinta-feira, 03 de fevereiro de 2022, serão realizadas reuniões ordinárias das Comissões Permanentes”.
Antecipação necessária
O comunicado enviado aos vereadores esclarece ainda: “É importante mencionar a aprovação, em Sessão Extraordinária realizada em 21 de dezembro de 2021, dos Requerimentos n. 1.665 e 1.689, que solicitam a inclusão na Ordem do Dia dos Processados Legislativos n. 316 e 336/2021, respectivamente. Desta forma, na quinta-feira, 03 de fevereiro de 2022, haverá, a partir das 13h30, as seguintes reuniões de Comissões: Justiça – Finanças – Administração – Direitos e Garantias Fundamentais”.