A Escola do Legislativo da Câmara de Poços disponibilizou, durante todo o mês de janeiro, formulário de inscrição para as escolas interessadas em participar da edição 2022 do Parlamento Jovem de Minas. Nove instituições de ensino aderiram ao projeto este ano: Colégio CEPOC, IFSULDEMINAS, Colégio Pelicano, Escola Estadual Arlindo Pereira (Polivalente), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão), Escola Estadual David Campista, Escola Profissional Dom Bosco, Colégio Sete de Setembro e Colégio Nini Mourão.
A partir de agora, a Câmara dá início a diversas atividades para desenvolvimento do PJ, tanto entre os coordenadores, como também entre os professores e alunos. Nesta quinta-feira (03), aconteceu o curso preparatório para professores que atuarão como monitores do projeto. A coordenadora do PJ e diretora da Escola do Legislativo de Poços Tais Ferreira apresentou a eles o cronograma dos trabalhos no município, esclarecendo dúvidas e reforçando a importância do papel das escolas nesse processo.
Na próxima sexta-feira (04), a partir das 09h, a Câmara realiza a formação regional de coordenadores municipais. Participarão do evento servidores e vereadores dos 17 municípios que fazem parte do Polo Sudoeste: Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Cássia, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Rezende, Passos, Poços de Caldas, Pratápolis e São Sebastião do Paraíso.
As atividades da formação serão ministradas pela servidora Tais Ferreira e pelo assessor de comunicação da Câmara de Guaxupé Pedro Luiz Alves. Dentre os temas, a realização de oficinas de formação política e a dinâmica dos grupos de trabalho e plenárias. O encontro contará, também, com a participação do professor Cristiano de Jesus Andrade, psicólogo e técnico de Referência do CEREST de Poços de Caldas. Ele falará sobre sobre Saúde Mental dos Jovens, tema da edição de 2022 do PJ.
Ainda neste mês de fevereiro, de 07 a 18, a coordenação municipal realiza a mobilização nas escolas participantes. A cerimônia de lançamento do PJ em Poços está agendada para 04 de março, quando também acontece a primeira oficina de formação temática.
Tema
Neste ano, o tema do projeto é Saúde Mental do Jovem, dividido nos subtemas: Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; Uso saudável das novas tecnologias. “É um tema muito pertinente e relevante, principalmente em virtude da pandemia em que nos encontramos. Sabemos da importância de falarmos sobre saúde mental e tenho certeza que nossos jovens têm muito a contribuir sobre este assunto”, comenta Tais Ferreira.
O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa para alunos do ensino médio, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, em parceria com Câmaras Municipais. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões. A Câmara de Poços participa do projeto desde 2009.
*Fonte: Câmara Municipal