A “Operação resguardo” será realizada durante 09 de fevereiro a 08 de março com a iniciativa da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e conta com a participação de diversas instituições/órgãos do sistema de segurança pública.
Esta operação está sendo realizada em todo território Nacional com objetivo de combater crimes de violência doméstica, por meio de ações coordenadas das forças policiais de todos os Estados e do Distrito Federal, especialmente das unidades
especializadas de proteção à mulher, além de promover visitas à vítimas de violência doméstica e levantar mandados em aberto e/ou alvos para cumprimento.
Durante o período em que estiver acontecendo a operação resguardo, a Policia Militar de Minas Gerais atuará com o apoio da Polícia Civil nas ações de cumprimento de mandados.
Serão intensificadas as ações e operações preventivas para diminuir a violência doméstica, estão compreendidas violência física, psicológica, patrimonial, sexual e moral, nos termos da Lei nº 11.340/2006 Lei Maria da Penha.