A secretaria de Saúde, por meio do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST), está com as inscrições abertas para o programa de promoção da saúde mental para os trabalhadores em condição de desemprego.
Com previsão de início na segunda semana de Março, o programa será constituído de quatro encontros semanais, com 1h30 de duração, totalizando 6h. “Cada semana será um tema diferente e contará com a participação de profissionais diversos que levarão ao grupo a pensar em suas questões e assim se sentir mais preparado para o lugar que pode vir a ocupar no mundo do trabalho”, destaca o psicólogo do CEREST, Cristiano de Jesus Andrade.
Todas as pessoas que participarem dos encontros, receberão o certificado de participação. “Além de um documento que poderá ser adicionado ao currículo, certificar a quem participa também é uma forma de reconhecimento por estar investindo em seu desejo de retorno ao mundo do trabalho”, finaliza o psicólogo.
Para quem deseja participar, os grupos acontecerão duas vezes por semana, em duas modalidades: online e presencial. As inscrições poderão ser realizadas através do link: https://forms.gle/n6hisvGLVDwwqtrg6
O projeto “Promoção a saúde aos trabalhadores em tempo de pandemia”, busca inovar na região de abrangência do CEREST no sul de Minas, o trabalho com a saúde do trabalhador neste tempo de pandemia, buscando promover a saúde, em três dimensões, e com isso trazer significativa contribuição para a população e para os equipamentos de saúde.
Além do grupo direcionado para as pessoas em situação de desemprego, o projeto terá mais duas vertentes:
01 – Suporte aos trabalhadores no momento pós COVID-19
O trabalhador acometido pela COVID-19 terá apoio em seu retorno ao trabalho (setor público ou privado).
Será ofertado suporte psicológico individual ou em grupos, onde serão reunidos trabalhadores com queixas semelhantes, para compartilhamento de angustias e sofrimentos.
02 – Suporte a saúde dos profissionais de saúde
Será direcionada aos profissionais de saúde, que atuam na atenção básica, rede de urgência ou instituições hospitalares públicas ou privadas
A intenção é realizar um momento de compartilhamento de experiências entre os profissionais da linha de frente. A ideia é “Cuidar de quem cuida”, para que assim, eles possam oferecer um trabalho ainda melhor a população.
Para mais informações os interessados podem se dirigir até a sede do CEREST, na Rua Araguaia, nº 259, Jardim dos Estados ou ligar nos telefones 3697-2397 ou 3697-2064.
*Com informações da Prefeitura de Poços de Caldas