Um bebê de quatro meses foi vacinado por engano com uma dose da Coronavac na última segunda-feira em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Em nota enviada ao BHAZ, a prefeitura da cidade disse que a mãe levou a criança para a Unidade Básica de Saúde Vila ideal, para a aplicação das vacinas destinadas a essa faixa etária, momento em que ocorreu a confusão.
“O erro foi reconhecido pela técnica de enfermagem da própria unidade, que acionou os pais da criança. Imediatamente, todos os protocolos recomendados foram adotados e a equipe orientada a comunicar seus superiores sobre a identificação de um erro de imunização”, diz a Secretaria Municipal de Saúde (leia a nota na íntegra abaixo).
No Brasil, a vacinação infantil contra a Covid-19 contempla apenas crianças de 5 a 11 anos. A fim de monitorar sintomas adversos que possam surgir, o bebê foi avaliado por uma equipe médica e será acompanhado pelos próximos 30 dias. Além disso, foi aberto um procedimento interno a fim de investigar a causa do erro.
“Ressaltamos que a vacina administrada utiliza uma tecnologia (vírus inativado) comum para várias outras do calendário básico da criança e apresenta perfil de segurança alto, reduzindo a possibilidade de possíveis eventos adversos”, garante a administração municipal.
Calendário de vacinação
Até o momento, 497.433 moradores de Juiz de Fora já tomaram ao menos a primeira dose das vacinas contra a Covid-19. Com as duas aplicações, foram imunizadas 436.135 pessoas na cidade. Dessas, 214.190 já reforçaram a vacinação. Os dados são do Vacinômetro do município, atualizado ontem (22).
Nesta quarta-feira (23), a campanha de vacinação está atendendo pessoas acima de 12 anos para a aplicação da primeira dose contra a Covid-19. Também acontece a aplicação das segundas doses da Pfizer, Janssen, Astrazeneca e Coronavac, além da dose de reforço para a população acima de 18 anos.
Nota da prefeitura de Juiz de Fora na íntegra
A Secretaria de Saúde (SS) informa que no final da tarde de segunda-feira, 21, o setor de imunizações da vigilância epidemiológica foi notificado sobre a administração indevida da vacina Coronavac em uma criança de 04 meses, que buscou a UBS Vila ideal para realização das vacinas preconizadas para essa faixa etária (pentavalente).
O erro foi reconhecido pela técnica de enfermagem da própria unidade, que acionou os pais da criança. Imediatamente, todos os protocolos recomendados foram adotados e a equipe orientada a comunicar seus superiores sobre a identificação de um erro de imunização. A criança será acompanhada e monitorada pelos próximos 30 dias a fim de identificar precocemente qualquer evento adverso que venha a surgir.
A criança passou por avaliação médica dentro da própria unidade, e a técnica responsável foi afastada da sala de vacinas. A SS abriu um procedimento interno (PDA), para esclarecer a situação e evitar possíveis erros.
Ressaltamos que a vacina administrada utiliza uma tecnologia (vírus inativado) comum para vários outras do calendário básico da criança e apresenta perfil de segurança alto reduzindo a possibilidade de possíveis eventos adversos.
*Fonte: BHAZ