A Polícia Militar confirmou no fim da tarde a morte de um torcedores envolvidos em uma briga generalizada entre torcidas organizadas neste domingo (6). Durante o confronto, o jovem de 25 anos foi baleado e sofreu uma parada cardíaca.
O torcedor chegou a ser reanimado por uma equipe da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Leste e encaminhado em estado grave ao Hospital João XXIII. No fim da tarde, no entanto, a PM confirmou o óbito.
A segunda vítima, um homem de 30 anos atingido por um disparo no ombro, ainda está na UPA. A ocorrência foi encerrada na Delegacia de Homicídio, em Belo Horizonte.
Procurada pelo BHAZ, a Polícia Civil informou que a perícia esteve no local “para identificar e coletar vestígios”. “Um procedimento foi instaurado para apurar a autoria, motivação e circunstâncias do fato”, detalhou a instituição, em nota (leia na íntegra abaixo). Até o momento, ninguém foi preso.
Vídeos registraram a confusão
Horas antes do confronto no gramado, marcado para começar às 18h deste domingo (6), alguns homens já participavam em atos violentos, com pedras e pedaços de pau. Nas redes sociais, vídeos mostraram a correria e os ataques entre as torcidas (veja aqui).
Nas imagens, é possível ver que foguetes e pedras são usados como armas. Em uma das gravações feitas por moradores, um homem aparece caído ao chão, enquanto é socorrido por outros. Torcedores relataram que o conflito é concentrado entre membros de torcidas organizadas.
Até a publicação desta matéria, Cruzeiro e Atlético não haviam se pronunciado sobre o ocorrido.
Diretorias almoçam juntas
Enquanto as ruas da capital foram marcadas pela violência neste domingo de clássico, as diretorias dos dois times mineiros se reuniram na tarde de hoje (6) para um almoço. Pelas redes sociais, Ronaldo Nazário posou em uma foto ao lado de dirigentes do Atlético.
Juntos, eles pediram paz entre as torcidas e também levantaram uma bandeira da Ucrânia. “Vivo o futebol há muitos anos e sei o quanto a violência é nefasta para o crescimento dessa indústria. Nossa rivalidade tem de estar restrita às quatro linhas”, disse Ronaldo.
“Que este dia simbolize o início de um novo tempo no futebol brasileiro”, afirmou Rafael Menin, vice-presidente do Conselho Deliberativo do Galo e um dos apoiadores financeiros do Clube.
Nota da Polícia Civil na íntegra:
Sobre a lesão corporal e o homicídio registrados nesta manhã (6/3), durante uma briga de torcidas, na Rua Lassance, em Belo Horizonte, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que a perícia esteve no local para identificar e coletar vestígios. De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar, dois homens, um de 25 anos e outro de 30 anos, foram vítimas de disparos de arma de fogo. O de 25 anos não resistiu aos ferimentos. Um procedimento foi instaurado para apurar a autoria, motivação e circunstâncias do fato. Até o momento, nenhum suspeito foi localizado. A investigação tramita na 4ª Delegacia Especializada em Investigação de Homicídios/Leste para a completa elucidação dos fatos.
*Fonte: BHAZ