O Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (08/03), está sendo celebrado pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) e da 1ª Companhia Independente de Prevenção à Violência Doméstica (1ª Cia. PVD), de forma especial. Durante esta semana, 40 policias femininas das duas unidades estão participando de um treinamento de direção defensiva e evasiva, aperfeiçoando tanto a condução de viaturas, como a de seus veículos particulares em situações complexas.
A dinâmica do treinamento foi dividida em oficinas para que as militares experenciem as várias possibilidadedes durante as atividades operacionais. De acordo com a responsável pela comunicação do BPTran, tenente Rayane, além de aprimorar manobras, as militares irão adquirir mais técnicas para garantir a segurança na condução dos diferentes modelos de viaturas, além de minimizar acidentes de trânsito.
Dentre as técnicas repassadas pelos instrutores do Centro de Formação de Condutores (CFC/BPTran) às participantes do treinamento, estão exercícios de melhor percepção do espaço do veículo, a forma de pegar no volante, manobras em que seja necessária a mudança rápida do sentido da direção, realização de frenagem em um curto espaço, desvio emergencial com o veículo e melhoria da capacidade de resposta da condutora ao reagir a um obstáculo ou possível colisão.
“Com esse treinamento queremos proporcionar algo que saia do lugar comum e que fosse útil e operacional para as mulheres. A Cia. PVD fez contato com o BPTran e eles abraçaram nossa ideia. Está sendo uma atividade excelente e as militares estão muito empolgadas”, disse a subcomandante da 1ª Cia. PVD, tenente Bruna, que comentou ainda que a segunda turma já está ansiosa para participar das oficinas nessa quinta-feira (10/03).
Foi feito também uma homenagem pela Polícia Militar de Poços de Caldas à todas as mulheres com entrega de rosas no centro da cidade, simbolizando que toda mulher merece ser lembrada em todos os momentos da vida além de lembrar o fato de que elas merecem ser respeitadas e zeladas.