Força Aérea confirmou que a aeronave utilizada na operação, um KC-390, pousou em Varsóvia, na Polônia, nesta quarta-feira
A Força Aérea Brasileira (FAB) resgatou brasileiros, ucranianos, argentinos e um colombiano da guerra no Leste Europeu. Ao todo, embarcaram 68 pessoas. Além disso, a missão trará 10 animais salvos durante o conflito.
A FAB confirmou que o avião usado na operação, um KC-390, pousou em Varsóvia, na Polônia, nesta quarta-feira, 09. Antes, a tripulação que partiu de Brasília, na terça-feira, 08, fez três paradas e passou por Recife, Cabo Verde e Lisboa.
Nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilhou um vídeo do momento do embarque que trazia as informações sobre os repatriados:
“Decolando agora de Varsóvia para Brasília/DF:
– 42 brasileiros; 20 ucranianos; 05 argentinos; 01 colombiano; e 14 crianças. 08 cachorros e 02 gatos.”
A bordo da aeronave, o governo brasileiro enviou 11,6 toneladas de doação humanitária para a população ucraniana.
“Estamos levando donativos para a ajuda humanitária à Ucrânia e, na sequência, embarcaremos nossos passageiros para o retorno ao Brasil”, informou o comandante da FAB, brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior.
Cerca de 500 brasileiros viviam na Ucrânia, mas, desde que tropas russas invadiram o país em 24 de fevereiro, muitos estão deixando aquele território e se dirigindo para Varsóvia.
De acordo com a FAB, aviões do mesmo modelo foram empregados para transportar doações para vítimas da explosão em Beirute, no Líbano, em 2020, e para prestar apoio às vítimas do terremoto do ano passado no Haiti.
Ao chegarem ao Brasil, os cidadãos serão orientados pela Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) quanto aos procedimentos sanitários internos a serem adotados em relação aos animais.
Veja donativos enviados à Ucrânia pelo governo brasileiro:
50 purificadores de água, de tecnologia e fabricação nacionais, com capacidade combinada para purificar cerca de 300 mil litros de água por dia;
Cerca de 9 toneladas de alimentos desidratados e nutritivos, que equivalem a aproximadamente 360 mil refeições; e
Meia tonelada de insumos essenciais e itens médicos.
*informações Metrópoles