São cursos online EAD com emissão de certificados pela própria plataforma e inscrições irão durar até o fim das vagas
O Ministério da Educação (MEC) acaba de abrir inscrições para cursos gratuitos online EAD com certificados emitidos pela própria plataforma. O foco são profissionais que atuam na área de educação, como professores e coordenadores, mas qualquer pessoa que esteja interessada, tenha acesso à internet e esteja disponível para estudar está livre para se inscrever.
São cursos gratuitos online de 200 horas com direito a certificados de conclusão. Até então, estão disponíveis mais de 4750 vagas na Formação para Profissionais da Educação Infantil.
Os cursos gratuitos online com certificados terão aulas divididas entre seis módulos, sendo eles:
Módulo 1: Estudo sobre a evolução sócioemocional infantil. Competências socioemocionais em professores e a relação com o desenvolvimento e o aprendizado em pré-escolares. Relação entre desenvolvimento socioemocional e prontidão para escrita e leitura.
Módulo 2: Discussão sobre os pilares da educação, dando destaque ao aprender a conviver, e também de duas competências socioemocionais essenciais para estabelecer relações interpessoais saudáveis.
Módulo 3: Neste módulo haverá uma discussão sobre os aspectos essenciais da linguagem e da comunicação de 0 a 5 anos, na tomada de decisão e desenvolvimento moral. Reflexão sobre os medos na infância e características aplicadas nesse conceito.
Módulo 4: Teoria, classificações e conceito de brinquedo, jogo e brincadeira. Atividades lúdicas. Os jogos, brincadeiras e brinquedos como elementos constitutivos para adquirir conhecimentos e evolução em pré-escolares.
Módulo 5: Debate sobre o protagonismo infantil na Educação Infantil e essencialidade de criar vínculos com figuras de cuidado para a aprendizagem e o desenvolvimento. Destaca a família e a escola como contextos centrais para a promoção da saúde integral na primeira infância.
Módulo 6: Reflexão sobre a mudança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Aprofundamento teórico e as opções de atividades lúdicas importantes para o processo de crescimento e evolução de todas as crianças que vivenciam a etapa.
Junto a sua plataforma virtual (AVAMEC), o MEC acaba de abrir novas oportunidades em cursos gratuitos online e EAD com direito a certificado de conclusão emitidos através da própria plataforma de ensino. Para ter direito aos certificados os candidatos devem realizar pelo menos dois cursos da plataforma.
O único requisito proposto pelo MEC é que o candidato possua graduação anterior em qualquer área. Atendendo ao requisito basta selecionar o curso de Formação ao Mundo do Trabalho (realize a inscrição gratuita aqui). Além desse curso, é preciso escolher um dos seguintes cursos abaixo para emitir o certificado:
Formação em Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
Formação em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
Formação em Linguagens e suas Tecnologias;
Formação em Matemática e suas Tecnologias.
Os interessados em participar dos cursos gratuitos online e EAD com certificados devem acessar o site da entidade e clicar em “se inscrever”. Será necessário criar um cadastro na plataforma utilizando nome completo, data de nascimento, CPF, sexo, endereço, telefone, e-mail, entre outras informações.
Vale lembrar que as vagas em cursos gratuitos online e EAD do MEC são limitadas. Assim que for feita a inscrição, o candidato já pode começar a estudar e deve completar o curso em, no máximo, 160 dias. Aqueles que forem aprovados contarão com certificados gratuitos emitidos pela própria plataforma. As vagas durarão até todos os cadastros serem completos.
A alta demanda por cursos online gratuitos e EAD vem demonstrando enormes sinais de crescimento no país, com o advento da pandemia e falta de acessibilidade de alunos de alguns estados, a internet chega como um divisor de águas promovendo capacitação e certificados de conclusão de forma gratuita como é o caso do MEC.
O MEC também está ofertando outras categorias de vagas em cursos gratuitos online e EAD para Uso de Recursos Educacionais Digitais. Ao todo, são 60 horas de cursos que devem ser feitos de acordo com a disponibilidade do aluno, em cerca de 45 dias.
Os interessados devem acessar o site Avamec. Já o curso gratuito EAD de Práticas de Alfabetização é voltado, principalmente, para professores, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e assistentes de alfabetização. Entretanto, qualquer pessoa poderá se inscrever, também por meio do site da Avamec.
*informações Click Petróleo e Gás (CPG)