Segundo pesquisa Quaest/Genial, 46% dos eleitores de Minas Gerais tem a intenção de votar em Luis Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais de 2022. O levantamento foi realizado entre os dias 11 e 16 de março, com mais de 1.400 residentes do estado. De acordo com a pesquisa, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 21% das intenções de voto no estado.
A pesquisa também mostrou que no momento Sergio Moro (Podemos) tem 6% e Ciro Gomes (PDT), 5%. O mineiro André Janones (Avante) está à frente de João Doria (PSDB) com 3%, enquanto o paulista marca 2%. Simone Tebet (MDB) e Alessandro Vieira têm 1% cada. Eduardo Leite (PSDB) e Felipe d’Avila não pontuaram. Brancos e nulos ou não pretende votar são 9% e os indecisos são 5%.
Em um possível segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista ganharia a disputa com 56% dos votos, contra 28% do atual presidente. Nesse cenário, 9% votariam branco, nulo ou não votariam. O ex-presidente venceria todas as suposições de segundo turno propostas pela pesquisa. Aquelas em que Lula não participa, tanto Sérgio Moro, quanto João Doria, venceriam Jair Bolsonaro, porém com uma margem menor do que a do petista.
Pesquisa para governador
A mesma pesquisa também levantou as intenções de voto para o Governo do Estado. Romeu Zema (Novo) lidera as intenções de voto, com 34% dos eleitores. Alexandre Kalil (PSD) está em segundo lugar, com 21% das intenções. Em um possível segundo turno entre os dois, Zema seria reeleito com 49% dos votos, contra 33% do prefeito de BH.
Ainda assim, a pesquisa mostra que o apoio de Lula poderia favorecer Alexandre Kalil na disputa pelo Governo de Minas. 49% dos ouvidos pelo instituto votariam no prefeito da capital, se ele tivesse apoio do ex-presidente. Enquanto Romeu Zema teria 35% dos votos, nesse cenário, com um apoio hipotético de Bolsonaro.
O ex-presidente Lula admitiu em 10 de março, que tem a possibilidade de uma aliança política com Kalil. O mandatário de Belo Horizonte respondeu, na última terça-feira (15) que será um prazer conversar com o pré-candidato à presidência da República. “Vai ser um prazer conversar com todo mundo, principalmente com o presidente Lula, que está liderando as pesquisas e tem um histórico de uma posição social muito clara”, afirmou o prefeito.
*Fonte: BHAZ