Conhecidas como Ternos de Reis ou Bandeiras, as Companhias de Reis fazem parte de uma tradição que permanece no Sul de Minas, nascida da devoção a Santos Reis
Logo mais, a partir do meio dia deste sábado, 26, será realizado na Capela de Santos Reis, localizada à Rua Coronel Virgílio Silva, 1391, Vila Nova, zona Leste de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, o Encontro de Companhias de Santos Reis com vasta programação que segue até às 18h. Tradicionalmente, o evento acontece no início do ano, próximo a 06 de janeiro – Dia de Santos Reis –, mas, neste ano, precisou ser adiado devido ao agravamento da Covid-19.
Participarão do encontro oito Companhias de Reis. A iniciativa é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) de Poços de Caldas, que visa preservar essa manifestação cultural tradicional, valorizando o patrimônio imaterial do município.
O evento, que faz parte do calendário cultural do município, tem como proposta a valorização e a preservação da cultura popular, atuando como ponto de encontro dos grupos locais e incentivo à manutenção da tradição da Folia de Reis em Poços de Caldas.
“Por se tratar de uma tradição tão forte do nosso povo, o Encontro de Companhias de Santos Reis já se integra ao Ano da Mineiridade, iniciativa lançada pelo Governo de Minas Gerais na última quarta-feira, 23, no Palácio das Artes, com o objetivo de valorizar as características únicas do nosso estado. Cabe destacar que todas as manifestações ligadas à mineiridade podem utilizar o selo”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra. A ideia é utilizar o marco “2022 – Ano da Mineiridade” como uma oportunidade de homenagear a população e suas características que ajudam a preservar o patrimônio histórico e a natureza, além de valorizar a cultura local.
Tradição
Conhecidas em alguns locais como Ternos de Reis ou Bandeiras, as Companhias de Reis fazem parte de uma tradição que permanece no Sul de Minas, nascida da devoção a Santos Reis. O enredo da festa popular de origem portuguesa lembra a viagem dos três reis magos – Baltazar, Melchior e Gaspar – a Belém para encontrar Jesus recém-nascido. Os cortejos, formados por músicos, cantores e palhaços (também chamados alferes ou bastiões) percorrem toda a região rezando através do canto, pedindo bênçãos aos donos das casas por onde passam, numa demonstração de fé e cultura popular.
Serviço
Tradicional Encontro de Companhias de Santos Reis
Data: 26/03/2022 – sábado
Local: Capela de Santos Reis (Rua Coronel Virgílio Silva, 1391 – zona Leste)
Horário: das 12h às 18h
Confira a ordem das apresentações:
12h – Cia. de Reis Córrego D’Antas
12h45min – Cia. de Reis Bons Caminhos
13h30min – Cia. de Reis Sr. Ditinho
14h15min – Cia. de Reis Três Reis Santos
15h – Cia. de Reis Sul das Gerais – Cassimiro
15h45min – Cia. de Reis José Vitor
16h30min – Cia. de Reis Brasil Esperança – Sr. Amadeu
17h15min – Cia. de Reis Pedro Gomes
*informações Secom Prefeitura