Eita previsão acertada, sô!
E não é que, apesar das “cortinas de fumaça” e factóides criados pela administração e por alguns pseudos analistas, o Alô Poços acertou quando disse no dia 10/03 que o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) anunciaria a destinação de 10 milhões para a construção do “Hospital do Câncer,” em resposta as ações da oposição, encabeçadas pelos vereadores Lucas Arruda e Tiago Braz, ambos da Rede Sustentabilidade.
Mais uma
Outra previsão que se concretiza é a de que a manutenção da extensa base de apoio da “Casa Amarela” na Câmara seria difícil e que teria um alto custo político, conforme Coluna publicada em 25/01/22, intitulada: “O fortalecimento da oposição e a política da chantagem”. Não deu outra!
Equivoco
Seguindo alguns “experientes” políticos e pseudo analistas, a turma da ‘Casa Amarela’ errou novamente ao tentar reunir os pretensos candidatos a deputado federal e estadual. Pior, estimulando dois de seus fieis escudeiros na Câmara e, coincidentemente os que mais cargos possuem no Executivo local, a “irem pra cima” das candidaturas a deputado estadual do presidente da Câmara, Marcelo Heitor (PSC), e da vereadora Dra. Regina Cioffi (PP), estão implodindo o apoio de ambos ao pré-candidato a deputado federal do grupo amarelo, Celso Donato.
Tiro no pé
Marcelo e Regina são experientes, possuem laços partidários consistentes e bases políticas sólidas e diferentes, ou seja, não disputam o mesmo eleitorado. Unidos, podem causar um grande “estrago” na estratégia amarela. De início, não apoiar um único estadual na cidade parecia a ‘olhos nus’ uma boa estratégia. Pois é exatamente o contrário, um tiro no pé.
Difícil cicatrização
Outra “ideia de girico” foi o estimulo ao vereador Paulista (União Brasil) a se lançar de última hora como pré-candidato a deputado estadual diante do grupo da ‘Casa Amarela’. Serviu apenas para jogar gasolina na fogueira e causar queimaduras, que ainda não deixaram suas terríveis e quase irreversíveis marcas, mas que certamente deixarão marcas visíveis daqui até o dia 3 de outubro.
Minguando
Quem acompanhou ontem (30) a assinatura do Termo de Parceria entre a Santa Casa e a Prefeitura para construção do Centro Oncológico percebeu a fragilidade da atual base de apoio do Executivo na Câmara. Só tinham 4 vereadores presentes, sendo um da oposição. Percebeu também nos discursos do Prefeito e do secretário de governo a necessidade de manter por perto e unidos os ex-deputados federais Geraldo Thadeu (Republicanos) e Carlos Mosconi (PSDB). “As divergências políticas acabam na eleição e devemos nos unir em prol da cidade”, destacou Sérgio.
Sem decisão
Em conversa com este colunista, o secretário de governo e pré-candidato a deputado federal, Celso Donato, assegurou que ainda não está certo seu destino político. Seguirá as tratativas entre hoje e sábado com o PSDB, do qual é presidente municipal, e com o PSD. Provavelmente, ficará com o último.
Cruz e espada
Caso opte pelo PSD, Celso assegura o apoio dos senadores Alexandre Silveira e do presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, e também do ex-senador e governador Antônio Anastasia e do ex-deputado Geraldo Thadeu.
Tudo vermelho
Por outro lado, ter em seu material de campanha, conforme a legislação obriga, a foto de Alexandre Kalil e Lula pode ser uma escolha difícil. Com os petistas trabalhando pela eleição de Kaka d’Arcárdia a estadual, filha do ex-prefeito Paulo Tadeu e o controle do deputado federal Odair Cunha (PT), que sempre teve boa votação na cidade, corre-se o risco de ser confundido como candidato de esquerda com todos pedindo votos para os mesmos candidatos a governador e presidente!