Ao longo da semana reuniões com líderes de torcidas organizadas do Atlético-MG e do Cruzeiros foram promovidas pela PM
A Polícia Militar de Minas Gerais divulgou na manhã desta sexta-feira (01), o Plano de Segurança para a decisão do Campeonato Mineiro que vai acontecer na tarde deste sábado (2), no Estádio Magalhães Pinto (Mineirão). As informações foram prestadas pelo o chefe do Centro de Jornalismo da PMMG, tenente-coronel Flávio Santiago, durante a coletiva, na Sala de Imprensa, na sede do Quartel do Comando-Geral da PM, na Praça da Liberdade em Belo Horizonte. Para este ano a grande novidade é que terão torcidas meio-a-meio ocupando as arquibancadas do gigante da Pampulha, fato que não acontecia deste 2017.
Tenente-coronel Santiago esclareceu que foi realizado todo um planejamento para que o espetáculo transcorra dentro de uma normalidade. Foi desenvolvido, junto com as torcidas, um plano de deslocamento de torcedores para acesso ao Estádio. Os torcedores do Atlético deslocarão pela Avenida Antônio Carlos e os torcedores do Cruzeiro pela Avenida Carlos Luz (Catalão). Para tanto, o policiamento será empregado no percurso, no entorno, na recepção de torcedores, e em tradicionais pontos de encontro de torcedores. Para ampliar a segurança, antes do jogo o BOPE e o Canil vão realizar uma vistoria/varredura no entorno e no interior do estádio. As estações do MOVE terão a segurança reforçada pela Guarda Civil Municipal.
Tenente-coronel Jackson Carlos da Costa Ramos, comandante do 34º Batalhão, responsável pela área onde se encontra o Mineirão, esclareceu que, para garantir a segurança de todos os atores do evento, o batalhão empregará, além do policiamento ordinário, todo o efetivo administrativo. Contará também, com um pelotão de 15 motociclistas com missão de combater a atuação ilegal de “flanelinhas” e cambistas.
O comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito, tenente-coronel Sérgio Rodrigues Dias, explicou que algumas alterações no direcionamento de trânsito foram implementadas, mas que em todos os pontos alterados, a BHTrans vai colocar placas e faixas de orientação, além da presença física de seus agentes com apoio de policiais de trânsito. Haverá também, operações de Blitz “Lei Seca”, por toda a cidade inclusive no Anel Rodoviário.
Para a partida neste sábado será empregado efetivo do 34º BPM, 13º BPM, 16º BPM, Batalhão Rotam, Batalhão de Choque, Batalhão de Trânsito, Rondas Ostensivas Com Cães (ROCCA), Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes (RCAT), Comando de Aviação do Estado (Comave), Batalhão de Trânsito Rodoviário (BPRv), Batalhão de Operações Policiais (BOPE) e todo o efetivo discente da Academia de Polícia Militar (APM), uma majoração de mais de 1500 policiais empregados.
Ao longo da semana, a Polícia Militar promoveu reuniões entre líderes de torcidas organizadas de Atlético-MG e Cruzeiro. Reuniu-se na Diretoria de Comunicação Organizacional da PMMG com os chefes de seguranças dos dois clubes e com os assessores de comunicação. Outra reunião ocorreu na sede da Federação Mineira de Futebol com participação de outros órgãos de segurança. Foram produzidos vídeos com a presença do PM e da PM Legal, do mascote Galo Doido e do mascote Raposão estimulando a paz e a harmonia e publicados nas Redes Sociais institucionais da PMMG.