Está disponível gratuitamente um programa de educação digital voltado para adultos, especialmente os maiores de 50 anos. A iniciativa do Projeto Comprova visa ajudar as pessoas nessa faixa etária a distinguir fatos de boatos e a lidar com a desinformação compartilhada nas redes sociais. O minicurso foi lançado nessa quarta-feira (30) e será disponibilizado via WhatsApp, clicando aqui.
O Projeto Comprova batizou o slogan do curso de “Não passe vergonha nos grupos – Aprenda a identificar boatos nas redes”. A ideia é permitir que esse público entenda como funcionam os algoritmos, como detectar golpes e teorias conspiratórias. O conteúdo ensinará também a buscar fontes confiáveis e orientará os participantes sobre como falar com amigos e familiares para evitar a disseminação de conteúdos falsos e enganosos.
A inscrição pode ser feita a qualquer momento, pelos próximos 12 meses. Durante 10 dias, os participantes receberão vídeos e mensagens de texto pelo WhatsApp, com instruções e técnicas simples para detectar conteúdos suspeitos e fazer verificações básicas. As lições diárias duram de 5 a 7 minutos.
Realizadores
O Projeto Comprova, responsável pelo minicurso, é uma coalização liderada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e composta por 40 veículos de mídia que trabalham na verificação de desinformação. O foco é analisar as divulgação de informação sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia da Covid-19.
O programa educativo é uma versão em português do MediaWise for Seniors, iniciativa voltada para as redes sociais da organização internacional sem fins lucrativos Poynter Institute. No Brasil, as aulas serão conduzidas pelos jornalistas Lillian Witte Fibe e Boris Casoy, embaixadores do programa.
*Fonte: BHAZ