“Datena coloca seu nome à disposição da coligação para concorrer ao Senado Federal”, diz comunicado assinado por Datena e por Gilberto Nascimento
O apresentador José Luiz Datena se filiou nesta sexta-feira (1) ao PSC e pretende concorrer ao Senado por São Paulo na chapa do ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicamos). Antes, o apresentador estava no União Brasil. A mudança ocorre no último dia da janela partidária, o período permitido para a troca de partidos antes das eleições de outubro.
A troca de Datena ocorre após a ida do ex-juiz Sergio Moro para o União Brasil. Na última quinta-feira (31), Moro anunciou sua filiação ao partido e a desistência da sua pré-candidatura à República. Agora no União, ele poderá concorrer à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal.
“Comunicamos a filiação do jornalista e apresentador José Luís Datena ao Partido Social Cristão (PSC), que em nome do seu presidente estadual, deputado federal Gilberto Nascimento, já declarou apoio à pré-candidatura de Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao governo de São Paulo. Datena coloca seu nome à disposição da coligação para concorrer ao Senado Federal”, diz o comunicado assinado por Datena e por Gilberto Nascimento.
Datena seria candidato a senador na chapa do então vice-governador de São Paulo Rodrigo Garcia (PSDB). Há uma semana atrás, União Brasil e PSDB chegaram a divulgar nota, afirmando que o apresentador estaria na chapa encabeçada por Garcia. Em comunicado, as legendas afirmam que compartilham dos “mesmos princípios, conjugam os mesmos ideais” e classificam os dois candidatos como “competentes” e com “olhar humano”.
O apresentador Datena filiou-se ao PSL em julho do ano passado. Em janeiro, já após a fusão do PSL com o DEM dando origem ao União Brasil, ele já havia confirmado sua candidatura ao Senado por São Paulo. Antes disso, seu nome chegou a ser cotado para uma candidatura à Presidência. Datena já anunciou outras quatro vezes que seria candidato a algum cargo público, mas desistiu antes mesmo das eleições.
*informações Congresso em Foco