Pacientes com sintomas de síndrome gripais passam a ser atendidos e testados na Policlínica Central e Centro Especializado está sendo estruturado no prédio onde funcionava o Hospital de Campanha
A partir de amanhã, 05, os pacientes que apresentarem sintomas de síndromes gripais podem se dirigir até o laboratório da Policlínica Central de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, localizado à Av. Francisco Salles, 1.155, para realização de testagem e atendimento médico, das 07h às 17h, isso porque o Hospital de Campanha passa a ter uma nova destinação, o funcionamento do Centro Especializado de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança.
O Ambulatório de Síndrome Gripal “Clodoveu Davis”, no Hospital “Margarita Moralles”, na zona Sul da cidade, também segue os atendimentos de pacientes com sintomas de síndromes gripais, das 07h às 19h. Em janeiro deste ano, quando houve um aumento exponencial no número de casos de Covid-19, o local já ofereceu suporte para realização dos testes e atendimento de pacientes com sintomas de síndromes gripais.
Centro Especializado
Com a queda dos casos de síndromes gripais em Poços, a partir desta segunda-feira, 04, o prédio que funcionava o Hospital de Campanha vai abrigar o Centro Especializado de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança.
O principal intuito é unir em um único local, todos os serviços de assistência à saúde das mulheres e das crianças, facilitando assim, o acesso de toda a população.
O secretário de Saúde, Carlos Mosconi falou sobre abrigar outro serviço tão importante no local onde funcionou o Hospital de Campanha. “Um local que foi tão importante no combate à pandemia da COVID-9 em Poços e salvou tantas vidas, agora será voltado pra outra área tão importante, que é a saúde da mulher e da criança. Estamos muito felizes em poder dar a assistência adequada a todos.”
O local vai oferecer o atendimento especializado para infertilidade, mulheres em climatério e menopausa, planejamento familiar (inserção de Dispositivo Intra Uterino), pré natal especializado de alto risco, Patologias do Trato Genital Inferior (PTGI), Aleitamento Materno, Mastologia, Neonatologia e prematuridade, pneumopediatria, tratamento das doenças raras de erros natos do metabolismo, neuropediatria/ avaliação neuropsicológica e atendimento de mulheres vítimas de violência sexual.
No local também será realizado os exames de papanicolau, histeroscopia, Ultrassom de mama, ultrassom Transvaginal, ultrassom Obstétrico, Ecocardiograma Fetal, Raio-X, Eletrocardiograma, Cardiotocografia, Colposcopia, Biópsia de colo de vulva e teste do olhinho.
A coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Lucimara Siqueira Costa Papi comemora a união de vários serviços de assistência a mulher em um mesmo local. “Estamos muito satisfeitos com a mudança de local. Esse espaço é na área central, o que facilita o acesso da população para esses serviços. Sem contar que vários serviços no mesmo local, melhora a assistência aos pacientes de um modo geral.”
A equipe do local será estruturada com profissionais que já atuam nestes serviços no município.
*informações Secom Prefeitura