A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) divulgou que há 131.102 vagas abertas para cursos de graduação e especialização em EaD (Ensino a Distância), voltadas sobretudo para a formação de professores da educação básica. Por meio do Sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil), o edital mostra a abertura das turmas selecionadas.
O documento foi publicado no Diário Oficial da União, nessa segunda-feira (4), apresentando as propostas de universidades e institutos da rede pública dos 26 estados e do Distrito Federal. Ao todo, são 369 cursos de licenciatura, como pedagogia, letras, matemática e educação física, além de 220 especializações, como gestão escolar, informática e saúde na educação.
Em Minas Gerais, por exemplo, há 300 vagas de especialização para a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Enquanto isso, a UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) oferece 570 vagas para licenciatura e outras 150 para especialização, totalizando 720. Outras universidades, como a UFJF e a UFLA, somam centenas de vagas entre licenciatura e especialização.
Universidade Aberta do Brasil
O sistema UAB foi criado em 2006 a fim de levar a universidade pública a locais distantes e isolados do país, por meio da educação a distância. Segundo o site de apresentação, o programa “busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior”.
Dessa maneira, a prioridade seria oferecer formação inicial para professores que já exercem a educação básica pública, mas que ainda não têm graduação. Mais que isso, dar continuidade aos estudos daqueles já graduados. “Uma das propostas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) é formar professores e outros profissionais de educação nas áreas da diversidade”, diz o portal do MEC.
*Fonte: BHAZ