Presidente alertou para risco de desabastecimento no mercado do trigo
O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse na noite desta quinta-feira (14), em sua live semanal, que o Brasil vive a possibilidade de uma guerra de segurança alimentar por conta da falta de trigo no mercado. As declarações foram dadas ao lado de Celso Moretti, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
“O Brasil vive uma possibilidade, uma iminência de uma guerra da segurança alimentar. Ele (Moretti) vai falar sobre o trigo e vai falar de fertilizantes, mas em uma linguagem bastante simples, objetiva de modo que vc vai entender essa linguagem”, disse o presidente.
Questionado pelo presidente, Moretti explicou que hoje cada brasileiro consome 55 kg de trigo por ano, com pão, massas e biscoitos, por exemplo.
“O Brasil é ainda um importador de trigo. O Brasil possui algo em torno de 7 milhões de toneladas e tem uma demanda de 12 milhões. Então, nós precisamos todo ano importar 5 milhões de toneladas, o que uma situação como a que a gente está vivendo, com essa guerra na Ucrânia, coloca um risco de abastecimento”, explicou Celso Moretti.
O presidente da Embrapa explicou que, hoje, o país que mais exporta trigo para o Brasil é a Argentina. Bolsonaro, então, afirmou que problemas com a oferta de diesel no país vizinho pode complicar a situação.
“A Argentina tá com problema. Por exemplo: até há poucas semanas o diesel tava bastante barato, pessoal ia abastecer na Argentina, e acabou existindo uma interferência de preços por parte do governo federal. Por ser barato. E, agora, está em falta o diesel na Argentina. Então, isso pode ter reflexo na produção de trigo naquele país”, explicou Bolsonaro.
Questionado pelo presidente, Celso Moretti disse que a Embrapa tem desenvolvido tecnologia e permitido o aumento da produção de trigo no Brasil, com novas lavouras no Centro-Oeste e em Roraima, para tentar enfrentar a situação.
*informações O Tempo