Higienizar bem as mãos e os alimentos, continuar usando álcool 70% e manter a hidratação, principalmente de crianças e idosos
Várias pessoas estiveram conversando com a reportagem do “Alô Poços” relatando a ocorrência de virose tanto em crianças quanto em adultos nas últimas semana em Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais. De acordo com os relatos, essa virose vem acompanhada de fortes dores abdominais [dor na barriga] com reflexos musculares, além de gases que circulam por toda a barriga e intestino, intensas cólicas intestinais e diarreia com fezes líquidas como água.
Algumas pessoas também relataram a ocorrência de febre moderada, variando entre 37,5° e 38,5°, principalmente à noite, dores no corpo e sensação de cabeça ou rosto inchado.
Os sintomas seriam intensos no primeiro, começando a diminuir a partir do segundo até melhorar após o quarto dia. As causas são desconhecidas.
A reportagem do “Alô Poços” procurou a Secretaria Municipal de Saúde para obter melhores e saber se havia um levantamento desses casos na cidade.
Conforme informações da Assessoria da Saúde houve um aumento considerável no registro de casos de diarreia na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Somente no mês de março foram 881 casos, mas, sem maiores complicações ou gravidade, sem todos os casos tratados em casa.
As causas para este surto chegou a ser apontada por alguns como sendo a água, todavia, essa possibilidade foi descartada em função de os casos estarem espalhados pela cidade e não haver incidência maior em um bairro específico, além de que o consumo de água é bastante diversificado, principalmente quando se leva em consideração o fato de muitos que tiveram diarreia consumirem água de galão e fornecedores diferentes.
As orientações são as de praxe e bem difundida ao longo da pandemia do Covid-19, higienizar bem as mãos e os alimentos, caso esteja na rua, continuar a se utilizar do álcool 70% e não deixar que crianças e idosos fiquem sem se hidratar durante os dias com os sintomas da virose.