O Banco Central encerra, neste sábado (16) sexta-feira, última repescagem da primeira fase do calendário de pagamento do dinheiro esquecido nos bancos e instituições financeiras, liberado por meio do Sistema Valores a Receber. Agora chegou a vez das pessoas que nasceram ou empresas que foram abertas a partir de 1998.
Após encerrado o prazo, o sistema de valores a receber vai passar por uma reformulação e vai ficar indisponível até 2 de maio e volta com algumas mudanças. Não será mais preciso fazer agendamento, bastando solicitar o resgate dos valores no momento da consulta. Além disso, o sistema vai ter novas informações a respeito dos cidadãos e das empresas.
Na prática, significa que quem não tinha valores a receber nesta primeira etapa, pode ter direito a resgate de algum valor na nova fase.
Até a penúltima semana de março, o Banco Central repassou quase250 milhões, para quase três mil pessoas físicas e jurídicas, que tinham direito a receber algum valor pendente. A maior parte dos repasses foi feita via pix.
Os valores a receber podem estar disponíveis para quem teve contas encerradas e deixaram saldo disponível. Também pode ser de tarifas ou parcelas de operações de crédito cobradas indevidamente, cotas de sobras de beneficiários ou participantes de cooperativas de crédito, ou recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados.
Para descobrir se um CPF ou CNPJ tem dinheiro esperando, consulte o site do Banco Central do Brasil, na opção valores a receber.
Com Agência Brasil
*Fonte: BHAZ