O terceiro dia dos Jogos Paralímpicos de Tóquio foi marcado, entre outras coisas, pela estreia do atletismo. E já nas primeiras provas, o Brasil conquistou duas medalhas de ouro, chegando à sua 90º medalha dourada em todas as edições do megaevento. Os responsáveis por estas conquistas foram Yeltsin Jacques, nos 5.000m da classe T11, para atletas com deficiência visual, e Silvânia Costa, no salto em distância, também na classe T11.
Quatro Finais No Atletismo
Depois dos ouros de Yeltsin e Silvânia, oito atletas brasileiros vão disputar quatro finais na manhã desta sexta-feira, 27, no Estádio Olímpico de Tóquio. Curiosamente, já na primeira final, marcada para às 7h05 (horário de Brasília), o irmão de Silvânia, Ricardo Costa de Oliveira, tentará repetir o feito dela: conquistar a segunda medalha de ouro em duas edições consecutivas dos Jogos Paralímpicos – ambos subiram ao lugar mais alto do pódio nos Jogos Rio 2016. Assim como Silvânia, Ricardo também é atleta do salto em distância na classe T11 (para atletas com deficiência visual).
Às 19h25, o Brasil terá dois atletas na final dos 100m na classe T37 (atletas com paralisia cerebral): Christian Gabriel e Ricardo Gomes. Nas classificatórias, Ricardo finalizou a prova em 11s45, enquanto Christian fez a prova em 11s51. Esses fizeram os 5º e 6º melhores tempos gerais nas classificatórias, respectivamente.
Nos 100m da classe T47, para atletas amputados de membros superiores, o país contará com três velocistas: Petrucio Ferreira, recordista paralímpico e mundial, classificou-se com o tempo de 10s75; Washington Júnior, que fez o melhor tempo das classificatórias (10s64); e Lucas Lima, que terminou a sua bateria em 11s07. A final está prevista para acontecer às 7h33.
Na final do arremesso de peso, às 7h53, o Brasil terá dois representantes na classe F37 (para atletas com paralisia cerebral: Emanoel Victor de Oliveira (atual recordista das Américas) e João Victor (bronze no Mundial de Dubai 2019).
Semifinais
Além dos oito brasileiros finalistas no atletismo na manhã desta sexta-feira, duas atletas vão disputar as semifinais dos 400m na classe T11 (para atletas com deficiência visual) : Thalita Simplício, campeã mundial em Dubai 2019, e Jhulia dos Santos, ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, também em 2019.
*Com Informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).