DMAE se defende, apresenta vídeos da ETE-Bortolan e explica o que vem ocorrendo
Leitores do portal “Alô Poços” enviaram um vídeo à reportagem na tarde do último domingo, 24, mostrando o lançamento de esgoto sanitário diretamente na Represa do Bortolan, zona Oeste de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, próximo a um estabelecimento comercial e ponto turístico onde as pessoas costumam por esporte ou consumo próprio.
A reportagem do “Alô Poços” tomou o cuidado de encaminhar o vídeo ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), uma vez que, na região, existe a Estação de Tratamento de Esgoto Bortolan (ETE-Bortolan), responsável pela coleta e tratamento dos dejetos.
O diretor-presidente da autarquia, Paulo César Silva [Paulinho Couro Minas], reconhece o problema e afirma que é uma situação recorrente.
De acordo com ele, existem diversos lançamentos de captação de água pluvial em propriedades particulares e que o DMAE busca identificar para resolver o problema.
Com relação ao vídeo, Paulinho explica que, devido ao aumento do volume de água lançado na rede captora de esgoto, há uma sobrecarga no sistema e, com isso, a chave da caixa do disjuntor é desligada automaticamente para evitar sobrecarga elétrica e curto-circuito. “Nos vídeos que estou lhe enviando, olha a quantidade de água na rede de esgoto, aí não comporta e a chave da caixa de potência de tratamento não aguenta”, aponta.
O diretor salienta que o DMAE acaba “apagando incêndio o tempo inteiro por conta do próprio consumidor” que faz ligações clandestinas na rede de esgoto por pura maldade. “Aprova projeto no Planejamento e depois faz lançamento, faz reforma e joga toda a água de tudo [na rede de esgoto]”, lamenta.
Paulinho enfatiza que é uma fiscalização árdua e que leva considerável tempo para que as equipes do DMAE identifiquem estes pontos clandestinos e notifiquem os proprietários para corrigir as ligações ilegais. “Imagine as casas do Bortonal, todas lotadas aos finais de semana, principalmente em um final de semana de feriado… Sobrecarrega a estação [ETE] porque lançam água comum na rede de esgoto que deve e é tratado na estação”, adverte.
Veja o vídeo enviado à reportagem do “Alô Poços”:
Veja os vídeos encaminhados pelo diretor-presidente do DMAE mostrando o alto volume de água comum na rede de esgoto que sobrecarrega o sistema e faz com que a chave do disjuntor caia automaticamente: