Vereador cobra informações sobre medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde para solucionar esse problema
O sistema público de Saúde de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, registra considerável demanda para realização de exames de colonoscopia, sendo muitos destes pedidos para a sua realização em regime de urgência. Essa é a informação apontada no Requerimento nº 613/2022, de autoria do vereador Ricardo Sabino (PSDB), no qual pede informações ao Executivo Municipal sobre essa situação.
Conforme o documento, o equipamento para realização do referido exame, através de convênio entre a Prefeitura e a Unidade de Atendimento de Alta Complexidade em Oncologia, encontra-se inoperante, devendo ser consertado ou substituído, de forma que, até o momento, não está disponível.
A situação, de acordo com o vereador, é preocupante, tanto que em seu Requerimento ele questiona em quais estabelecimentos conveniados com município são realizados exames de colonoscopia.
Não diferente, a fim de dar uma explicação às pessoas que o procuraram, Ricardo Sabino busca informações sobre o número de aparelhos disponíveis para atendimento, o número de pessoas que aguardam na fila para realizar o exame, em especial em regime de urgência.
Mais do que isso, o vereador cobra do Executivo o número de exames de colonoscopia realizados nos últimos seis meses e informações sobre quais medidas foram ou estão sendo adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde para solucionar esse problema.