Exames do Cacon estão parados e expectativa é de que profissional seja contratado em até 20 dias
O “Alô Poços” publicou na noite de ontem, 27, uma reportagem sobre a falta de aparelho para colonoscopia na Unidade de Atendimento de Alta Complexidade em Oncologia de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, e a considerável demanda para realização de exames de colonoscopia, em especial os casos de urgência, conforme apontado pelo vereador Ricardo Sabino (PSDB) no Requerimento nº 613/2022, no qual pede informações ao Executivo Municipal sobre essa situação.
A reportagem do “Alô Poços” entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e foi orientada a falar com o Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Poços de Caldas.
De acordo com a Assessoria de Comunicação do Hospital, um equipamento novo já foi comprado e está à disposição, todavia, o grande problema que vem sendo enfrentado é a falta de profissional. “A Santa Casa adquiriu um equipamento novo, ele está funcionando, mas, o que acontece é que não temos médico que faça a colonoscopia”, destaca.
A Assessoria também informou sobre a expectativa para solucionar essa questão e como estão sendo tratados os pedidos para exames, principalmente os em regime de urgência. “Então, o aparelho tem, foi adquirido recentemente pelo Hospital, agora precisamos de um profissional e estamos procurando. A expectativa é de que, dentro de uns 20 dias, tenha esse profissional para fazer essas colonos. As colonos graves, aqui de dentro do Hospital, estão sendo feitas em outros hospitais, mas, realmente, as do Cacon estão paradas porque precisa desse médico para fazer a colonoscopia.