O alimento é ideal para a proliferação de fungos, que, em alguns casos, podem causar intoxicações alimentares
Do portal Metrópoles –
Na hora do café da manhã, você acorda com fome, abre o pacote de pão e… descobre um fungo na fatia. E aí, será que é só cortar a parte mofada fora? É perigoso consumir o restante do pão?
O biomédico Lucas Zanandrez, do canal Olá Ciência, explica que quando o mofo aparece no alimento, é sinal que já se proliferou dentro dele. Os fungos estão nas mãos e no ar, por exemplo, e é assim que chegam ao pão que ainda está no pacote. O alimento é ideal para o fungo, pois é cheio de nutrientes.
“A maioria dos fungos não faz mal para o organismo e pode ser consumida sem problema. Mas nem todo fungo é seguro para consumo: alguns produzem toxinas que causam infecções alimentares. O problema é que não dá para saber que tipo de fungo está crescendo no seu pão só de olhar para ele. Então, é melhor não comer”, explica o biomédico.
Ele conta ainda que não adianta cortar fora só a parte mofada e comer o resto. O pão com um pontinho de mofo provavelmente já está tomado pelo fungo por dentro e, por isso, não é seguro comer. “O jeito certo realmente é jogar o pão todo fora”, afirma.
Sintomas de intoxicação alimentar
Os sintomas de intoxicação alimentar surgem algumas horas após o consumo do alimento contaminado, sendo os principais:
- Sensação de mal estar geral;
- Náuseas;
- Diarreia;
- Febre baixa, em alguns casos;
- Dor na barriga.
Nos casos mais graves, também pode ser que sejam notados sinais e sintomas de desidratação, como boca seca, sede excessiva, fraqueza, dor de cabeça e tonturas, sendo importante consultar o gastroenterologista para identificar a causa desses sintomas e iniciar o tratamento adequado.
Além disso, grávidas, idosos, pessoas debilitadas e crianças devem consultar o médico assim que os primeiros sintomas de intoxicação surgem, já que possuem o sistema imunológico mais fragilizado, havendo maior risco de desenvolver sintomas graves.