Evento da União das Bandas e Fanfarras tem parceria da Secretaria de Educação e Autarquia Municipal de Ensino
Para celebrar a Semana Victor Cardinalli (Semana Municipal das Bandas e Fanfarras), a União das Bandas e Fanfarras de Poços de Caldas realiza, a partir da próxima quinta-feira, 16 de setembro, uma exposição fotográfica alusiva ao tema, no saguão da Câmara Municipal. A abertura está prevista para 13h.
Produzida com parceria da Secretaria Municipal de Educação e Autarquia Municipal de Ensino (AME), a exposição é composta por 13 impressões que contam um pouco da história das bandas e fanfarras de Poços de Caldas.
O Dia Municipal das Bandas e Fanfarras é celebrado anualmente em 10 de setembro e integra o Calendário Oficial de Eventos Turísticos, Culturais e Desportivos do Município de Poços de Caldas.
A data foi escolhida em homenagem póstuma a Victor Cardinalli, pioneiro na regência de bandas no município, falecido no dia 10 de setembro. A comemoração foi instituída pela Lei 9.314, sancionada pelo prefeito Sérgio Azevedo em 29 de abril de 2019 para celebrar a grande tradição de Poços de Caldas em bandas e fanfarras através dos tempos.
Exposição
Para marcar a data, a União das Bandas e Fanfarras organizou a exposição fotográfica, já que a pandemia da Covid-19 inviabilizou a realização de desfiles das Bandas e Fanfarras no município.
A exposição conta com 13 telas, que trazem imagens desde a criação da primeira corporação musical deste tipo na cidade até as bandas e fanfarras atuais. Além do Maestro Victor Cardinalli, precursor da cultura das bandas e fanfarras no município e instrutor de diversas bandas, com destaque para a Banda Marcial do Colégio Marista, também serão homenageados a baliza Maisa Colhado, bailarina clássica que se despontou como baliza da Banda Marcial do Colégio Marista e uma referência no meio de bandas e fanfarras, e o Maestro José Carlos Neres da Silva, que iniciou sua trajetória pelas bandas e fanfarras em 1965, instrutor da Fanfarra Mirim do Colégio Jesus Maria José, Dom Bosco, entre outras, tendo atuado também em cidades da região.
Serão lembradas ainda, por meio de registros fotográficos, as seguintes corporações: Banda Marcial Molinari, Banda Mirim E.M. José Avelino de Melo, Banda Marcial do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, Banda Marcial da Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, Banda Marcial do Colégio Marista, Banda Marcial do Colégio Pelicano, Banda Marcial E.M. Presidente Washington Luis, Banda Marcial da Escola Dom Bosco, Banda Marcial Victor Cardinali da E.M. Professora Edir Frayha e Banda Marcial da E.M. José Avelino de Melo.
A exposição segue no saguão da Câmara até o dia 1º de outubro.
*Com Informações da Prefeitura de Poços de Caldas.