Nesta segunda-feira, 23, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) recuperou, em São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas Gerais, algumas cabeças de gado que haviam sido furtadas de uma fazenda, no município de Fortaleza de Minas. Um homem foi preso durante a ação policial.
Por meio de levantamentos, a PCMG conseguiu seguir os rastros do veículo utilizado para realizar o transporte dos animais, chegando até um sítio, onde foram recuperadas uma vaca e dois bezerros, que estavam próximos ao curral. Os animais foram prontamente reconhecidos pela vítima, que acompanhava os trabalhos da Polícia.
Dando continuidade às buscas, os policiais conseguiram recuperar outra vaca, que estava em um pasto ao lado do curral. Também foram reconhecidas duas carcaças de vacas esquartejadas, em estado de putrefação, com um feto em decomposição, o que indica que os dois animais foram abatidos e retiradas as suas carnes.
Em outro local, próximo de onde foram encontrados os animais mortos, policiais localizaram outra vaca e três garrotes, sendo que somente a vaca estava descarnada e os garrotes em putrefação, com a carcaça sem descarnar.
O proprietário do sítio foi preso em flagrante, pelo crime previsto no artigo 180-A do Código Penal, na modalidade ocultação, uma vez que parte do gado abatido estaria em local de difícil acesso do sítio alvo das buscas.
Durante as buscas, foi verificado que gado encontrado vivo aparenta não estar em boas condições, possivelmente em decorrência de maus-tratos pelo receptador.