A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) emitiu nota informando que os serviços de emissão de carteira de identidade ficarão suspensos em todo o estado entre as 14h desta quarta-feira, 25 e às 8h de quinta-feira, 26.
Segundo o órgão, a interrupção, em todas as unidades, será para a modernização do Sistema de Informação Policial (SIP), plataforma que reúne a base de dados em Minas Gerais.
Passo a passo para fazer RG
As 31 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) do Estado disponibilizam o serviço de emissão de carteira de identidade. Para solicitar o documento, os interessados devem acessar os canais oficiais do Governo de Minas (Portal MG e aplicativo MGapp Cidadão) e agendar gratuitamente um horário na UAI.
A primeira via é totalmente gratuita, mas, para a segunda via da carteira de identidade, é necessário apresentar, no atendimento, o comprovante de pagamento do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) no valor de R$ 95,41.
Emissão da carteira de identidade: O cidadão deverá comparecer à UAI escolhida, no horário agendado, portando:
- 2 fotos 3×4 (padrão exigido pela Portaria nº 02/2019)
- Guia DAE impressa e comprovante de pagamento
- Certidão de nascimento (solteiros), ou certidão de casamento (casados e viúvos), ou certidão de casamento com averbação (separados e divorciados), original ou cópia autenticada
- Opcional: caso o solicitante tenha interesse, é possível incluir na carteira de identidade os números de CPF e PIS/Pasep, basta apresentar os documentos comprobatórios
- Menores de 16 anos devem comparecer acompanhados por pai, mãe ou responsável legal, que necessitam apresentar documento com foto
Após emitir o documento na UAI, a data para que o cidadão busque a identidade pronta é informada no protocolo de atendimento. O prazo é de aproximadamente uma semana. O cidadão deve, então, acessar o Portal MG ou o MGapp e fazer um agendamento para a retirada na unidade.
*Fonte: BHAZ