Cultura
Foi realizada na tarde de ontem (01), na Câmara Municipal, Audiência Pública para debater o fomento à cultura na cidade. O debate contou com ampla participação de músicos e demais artistas locais, que se queixaram das dificuldades e falta de apoio e estrutura para que possam participar dos editais da Secretaria de Cultura.
Prestígio
O que mais chamou a atenção foi a presença maciça de secretários e servidores de diversas Secretarias, que passaram a tarde conversando entre si na platéia do Legislativo local como se nada mais tivessem a fazer. De autoria do vereador Lucas Arruda (Rede), a Audiência levou ao Plenário diversos secretários como a de Educação, Maria Helena Braga; o de Fazenda, Alexandre Lino; a de Administração, Ana Alice Souza; o de Esportes, Fernando (Pelé); o de Obras, José Damião; além da procuradora do município, Vanessa Gavião e assessoras do prefeito. Segundo informações, trata-se de recomendação do Prefeito, que quer demonstrar mais prestígio à Câmara. Agora fica a pergunta: não poderia ter um assessor para acompanhar as demandas sem que o primeiro escalão se fizesse presente?
Prêmio de gestão
A outra parte dos nobres secretários municipais estava acompanhando o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) no 37º Congresso Mineiro de Municípios, onde a cidade foi vencedora na categoria economia do ‘X Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal’, que ocorreu ontem (01), em Belo Horizonte. O projeto premiado foi o “Recupera Poços”.
Caravana da alegria
Viajaram na caravana os secretários de Governo e Comunicação, Paulo Ney de Castro Júnior; o de Desenvolvimento Econômico, Thiago Mariano; a adjunta de Saúde, Rosilene Faria; o de Turismo, Ricardo Fonseca e o de Promoção Social, Carlos Eduardo. Haja diária para bancar a comitiva poços-caldense! Enquanto isso, por aqui, filas enormes no atendimento da UPA e do Hospital Margarita Morales, na zona Sul, onde apenas dois médicos estavam de plantão ontem (01).
Cadê o dinheiro?
O prefeito Sérgio Azevedo deve ter aproveitado a presença do senador Alexandre Silveira (PSD-MG) no Prêmio de Boas Práticas na Gestão, para cobrar dele a emenda de R$ 10 milhões prometida para a cidade e anunciada com toda pompa e circunstância em 30/03 para o início da construção do ‘Hospital do Câncer’. Ontem (01), o vereador Lucas Arruda (Rede) recebeu resposta a pedido de informações onde o prefeito admite que, até o momento, não há a destinação da verba anunciada, conforme publicado com exclusividade pelo Alô Poços.
Caminho para o 5G
A Câmara Municipal debaterá em Audiência Pública no dia 08/06, às 15h, o Projeto de Lei nº 156/2021, de autoria do vereador Doglas Dofú (União Brasil). A proposta regula a instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação – ETR, autorizada pela Anatel, para que o município possa receber a tecnologia 5G. Especialistas em tecnologia foram convidados para contribuir com o assunto, fundamental para que Poços tenha, tão logo a tecnologia esteja disponível, acesso ao 5G.
Malas prontas?
Após o ‘circo’ armado na secretaria de Saúde como o sai não sai do secretário Dr. Carlos Mosconi, outra peça importante no secretariado estaria de saída do governo. A presença da secretária de Educação, professora Maria Helena Braga, na Audiência Pública na Câmara ontem (01), voltou a levantar humores de sua saída do governo. O que está incomodando é o contrato com a empresa A Recreativa, para implantação do chamado método ‘Ativamente’ nas escolas públicas por mais R$ 2 milhões, por dispensa de licitação.