Vergonha
Na semana em que é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, importante exame para detecção de doenças em recém-nascidos, Poços de Caldas, mais uma vez, passa vergonha quando comparada às vizinhas Sul – Mineiras Pouso Alegre e Varginha, ambas menores do que Poços. Por lá, o Teste do Pezinho Ampliado, capaz de detectar 53 doenças, já está sendo realizado pelo SUS.
Teste do pezinho Ampliado
Em Poços, apesar de Lei de autoria da vereadora e médica pediatra Dra. Regina Cioffi (PP), que chegou a ser sancionada pelo prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) há mais de um ano, ainda não foi regulamentada e o serviço não está disponível. Mães e crianças nascidas em Poços possuem acesso ao Teste do Pezinho simples, capaz de diagnosticar apenas seis doenças nos recém-nascidos. Segundo Dra. Regina, o Executivo alega falta de recursos. “São R$ 80 mil anuais, não justifica”, comenta a vereadora. Realmente, esse valor a “Casa Amarela” gasta em três meses de diárias para a “comitiva sulfurosa” passear. Uma vergonha!
Planejamento zero
“Os exímios gestores” municipais estão a todo vapor cantarolando nas redes sociais obras e mais obras pela cidade. A “produção” mostra sempre pequenas intervenções, como uma troca lâmpadas comum por LED, meia dúzia de Ruas asfaltadas, mas nunca mostra, as situações de emergência que não conseguem resolver. Ontem, 09, quase três meses da queda da ponte em frente ao DER, as obras continuavam paradas. Segundo o secretário de obras, José Damião, as ‘aduelas’ a serem colocadas no local chegam amanhã (10) e, na semana que vem, o problema deve estar resolvido. Mesma explicação de três meses atrás. Será que dessa vez a questão se resolve?
Sem estrutura
Aduelas de concreto para canalização de córregos, tubos armicos de sustentação, tampas de bueiro, postes de luz e inúmeros outros acessórios urbanos deve-se ter em estoque para reposição, é o que faz uma gestão planejada. Na Av. Monsenhor Alderige, as tais aduelas foram colocadas e o trânsito liberado, mas o asfalto ainda não foi recomposto.
Presidente interino
Na noite de ontem (8), na Base Aérea de Brasília, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), em razão de viagem oficial aos Estados Unidos (EUA), transmitiu o cargo para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que assume em exercício a Presidência da República até o próximo sábado (11). O mineiro quer aproveitar o exercício da Presidência para deixar tudo acordado para votação do congelamento do ICMS dos combustíveis na próxima segunda-feira (13).
PMMG 247 anos
A comemoração dos 247 anos da PMMG aconteceu em cerimônia na manhã de ontem (08), no Teatro Palace Cassino em Poços de Caldas. Policias militares da ativa da 18ª Região de Polícia Militar e do 29º Batalhão foram agraciados e receberam a medalha “Alferes Tiradentes”. De fora da corporação, apenas o promotor de Justiça de Andradas, Dr Victor Hugo foi agraciado com título de “Colaborador Benemérito da Polícia Militar” pelos trabalhos prestados e pela parceria à instituição. Será que faltam autoridades Poços-Caldenses que colaborem com a PMMG? A cerimônia contou com a presença do Coronel Jardel Trajano de Oliveira Gomes, Comandante da 18ª RPM e do Ten. Cel. Afrânio Tadeu Garcia, Comandante do 29º BPM.
Transparência para o Conservatório
A Câmara Municipal também aprovou esta semana o PL 125/2021, de autoria da vereadora Luzia Martins (PDT), que torna pública a lista de espera para o Conservatório Municipal Antônio Ferrûccio Viviane. O ensino de música é um grande instrumento de transformação social e uma importante ferramenta de inserção do jovem na sociedade, assim como o esporte.