A relação dos mineiros com o mar é sempre especial. Quase todos guardam boas memórias da primeira vez que o viram e anseiam pelo período de férias para que possam o encontrar novamente. Natural de Nova Lima, na região metropolitana de BH, o publicitário Rod Gomes ganhou no último ano a chance de estreitar seus laços com o oceano em prol de uma nobre causa.
Liderada pelos Schurmann – a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro – a expedição Voz dos Oceanos visa conscientizar as pessoas ao redor do planeta para a necessidade de ações de preservação das águas. Movido por desafios, o mineiro conta ao BHAZ que o seu primeiro objetivo com a expedição era encontrar um sentido para o seu trabalho.
“Eu sou videomaker, sempre trabalhei com vídeo, e sentia que precisava de um intuito pra isso. Quando surgiu a vaga pra entrar nessa expedição meu olhos brilharam e eu falei: ‘Cara, essa é minha’. O objetivo que eu tenho, desde pisei aqui, era colocar o Brasil inteiro nesse veleiro. Agora tá o mundo todo aqui comigo”, comenta Rod.
‘Viramos grandes amigos’
A viagem teve início em agosto do ano passado e tem o apoio mundial do Programa da ONU para o Meio Ambiente. A bordo do veleiro Kat, os velejadores e demais tripulantes partiram de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, e, até dezembro de 2023, passarão por cerca de 65 destinos nacionais e internacionais, entre Brasil e Nova Zelândia.
Pelas redes sociais do projeto, os viajantes registram a poluição nos mares e navegam em busca de soluções inovadoras para combater esse problema. Ao BHAZ, o publicitário Rod Gomes confessa que tinha pouca proximidade com o tema, por sempre ter morado em áreas urbanas, a quilômetros de distância do oceano.
“Por sempre ter morado em grandes cidades, eu nunca consegui entender o real impacto dos problemas ambientais. Acabava sendo entregue pela facilidade das coisas, como todos. Às vezes a gente pensa muito mais na gente do que no nosso planeta”, comenta ele.
“Geralmente eu ia para o mar uma vez por ano com os meus pais, andava naqueles barcos que navegavam em expedições em família, essa era a única conexão que eu tinha com o oceano. Agora tô sentindo que estamos virando grandes amigos. Chegamos de mansinho, conhecendo um ao outro, e tá sendo incrível!”, acrescenta.
‘Algo muito grandioso’
Em abril deste ano, a expedição iniciou a etapa internacional, passando pelas Ilhas Virgens Britânicas e Bahamas, antes de chegar em Miami, onde iniciou a jornada de cinco meses pela costa leste dos Estados Unidos. Atualmente ancorado na Flórida, o veleiro Kat possui seis cabines, duas salas, uma cozinha e três banheiros.
Essa é a quarta expedição liderada pela família Schurmann. Em sua primeira grande aventura, que teve início em 1984, eles passaram dez anos no mar e, ao retornarem, ficaram conhecidos como a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro.
“Viajar com a família Schurmann é algo muito grandioso, eu não imaginava o quanto. Por ser de Minas, eu conhecia pouquíssimo eles. Passando por onde a gente passou, percebi o quanto eles são queridos e as pessoas se sentem muito conectadas e inspiradas por eles”, comenda Rod Gomes.
*Fonte: BHAZ