Durante a reunião dos vereadores, Regina Cioffi enfatizou que há hospitais na cidade apenas no nome e que não prestam serviços de hospitais, o que é um erro grave
Em meio às reclamações por parte da população e das denúncias que culminaram com a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde no Legislativo de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, a vereadora Regina Cioffi (PP), durante a última sessão ordinária dos Vereadores na terça-feira (14), falou sobre a existência de um problema em relação ao cadastro de estabelecimentos de saúde na cidade, que não são hospitais, mas têm nomes de hospital. Tal detalhe gera perdas, inclusive de recursos. Quem sofre, acaba por ser a população. Ela aproveitou a oportunidade para deixar claro que já chamou a atenção dos responsáveis sobre o caso.
“Por diversas oportunidades, como vereadora, solicitei que fosse realizada a alteração e adequação desse ponto em específico. O Hospital da Zona Leste não é um hospital. Apesar do nome, não é um local de atendimento terciário, mas de atendimento secundário”, disse. “Para a unidade ser de fato um hospital, é necessário que ele possua uma estrutura como a da Santa Casa e do Hospital Santa Lúcia, por exemplo. O que está errado é o nome. Os hospitais da zona Leste e Margarita Morales são de atendimentos secundários”, concluiu a vereadora.
Queda no Número de Leitos
Ainda durante a sessão, Dra. Regina informou que o número de leitos em Poços de Caldas tem sofrido grave redução nos últimos anos e lembrou que na época em que estava na Direção Clínica da Santa Casa, a cidade contava com 181 leitos. Hoje, este número não chega a 150.
Também durante a sua fala na sessão, a parlamentar chamou a atenção para outro detalhe importante sobre a questão dos leitos. “Uma situação que tem que ser revista rapidamente diz respeito às pactuações de UTI, por exemplo, em que temos 16 leitos neonatal, 1 pediátrico, mas deste número, apenas 7 estão credenciados pelo SUS”, explicou.
Perdas
Para Dra. Regina, Poços de Caldas sofreu algumas perdas importantes e ficou para trás de outras cidades na região no que diz respeito à Saúde. Ela informou que quem regula o número de leitos na cidade é Alfenas, que a regionalização do SAMU está em Varginha e a unidade de atendimento farmacêutico de medicamentos especiais em Pouso Alegre, que também acumula o posto de regional de Saúde.
Turismo
Com a grande quantidade de turistas prevista para os próximos dias e o mês de julho se aproximando, ápice da alta temporada na cidade, Dra. Regina solicitou que o Executivo informe à Câmara o andamento da concessão do Café Concerto, localizado no Parque José Affonso Junqueira. A administração municipal garante que o local será reaberto ao público no dia 1º de julho. Aproveitando o questionamento e ainda dentro do tema, a parlamentar apresentou um Requerimento com convite para que o secretário Municipal de Turismo, Ricardo Fonseca, compareça a uma das reuniões da casa para falar sobre o Plano Municipal de Turismo e das estratégias e ações futuras da secretaria.
*informações Assessoria Câmara