Estado já descartou outro cinco exames da doença
Após nova atualização nesta semana, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) disse que o Estado investiga 10 casos da hepatite misteriosa infantil. Desses, um é tido como suspeito e outros nove estão em avaliação laboratorial. Os principais sintomas relatados são dor abdominal e vômitos, acompanhados de alterações de enzimas hepáticas.
A pasta não explicou o motivo de um caso ser tratado como suspeito após as análises. Trata-se de uma notificação do município de Uberlândia sobre um morador de Araguari.
Já os casos em investigação ainda são de Liberdade, Juiz de Fora, Tiradentes, Montes Claros, Monte Azul e Uberaba. Constam na lista também Uberlândia, Belo Horizonte e Ibirité, essas três cidades aguardam resultado de carga viral para Hepatite C. Todos eles estão em acompanhamento.
O Estado também já descartou cinco casos dessa doença e um teve perda de seguimento, que ocorre quando a criança que se enquadre nos critérios iniciais de suspeição não apresenta oportunidade adequada de investigação. Como por exemplo, quando o paciente não é encontrado, se recusa a participar da investigação ou, ainda, quando evolui a óbito sem que as coletas laboratoriais sejam oportunamente realizadas.
*Fonte: O Tempo