O Governo Federal anunciou, nesta quarta-feira (29), uma parceira com o WhastApp que visa facilitar o acesso a alertas meteorológicos e de desastres naturais. Os alertas vão começar a ser emitidos em 60 dias a partir de um chatbot, software capaz de manter conversas com humanos.
Para ter acesso ao serviço, basta enviar um “oi” no aplicativo para o número 61 2034-4611 e iniciar a interação. Na sequência, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber os alertas para aquela região.
“O que estamos fazendo hoje é um grande passo para evitar tragédias pelo nosso País. Esse acordo vai levar o alcance da Defesa Civil Nacional a um patamar jamais visto no mundo. Eu digo com muita tranquilidade que, em matéria de prevenção de desastres, medidas de autoproteção e informação, nenhum cidadão brasileiro vai ficar para trás”, observou o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira.
Mais ferramentas
A ferramenta também fornecerá de dicas de proteção, melhores rotas de evacuação no caso de um desastre e até alertas ativos em outros estados do Brasil. Em Belo Horizonte, a Defesa Civil se prepara para a implementação do serviço.
“A Defesa Civil de Belo Horizonte, que é referência nacional e possui nas redes sociais a maior capilaridade entre principais cidades brasileiras, acompanhou a criação e a evolução da ferramenta”, disse o órgão, em nota.
Na capital mineira, os moradores já podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.
*Informações Portal BHAZ.