Comissões serão instaladas somente após o período eleitoral
BRASÍLIA – Após reunião do Colégio de Líderes, realizada nesta terça-feira (5), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decidiu acatar o desejo da maioria dos senadores e lerá os requerimentos que pedem a instalação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) para investigar ilícitos no Ministério da Educação (MEC) e a atuação do crime organizado e do narcotráfico no país, do desmatamento ilegal na Amazônia. A leitura dos requerimentos deve acontecer nas sessões de amanhã ou de quinta-feira.
Em pronunciamento pelo Twitter, Rodrigo Pacheco declarou que o Senado reconhece a importância das CPIs, mas destacou que a abertura dos processos investigatórios, que caberá aos presidentes das comissões, deverá ocorrer após outubro. “A ampla maioria dos líderes entende que a instalação de todas elas deve acontecer após o período eleitoral, permitindo-se a participação de todos os senadores e evitando-se a contaminação das investigações pelo processo eleitoral”, disse.
A avaliação dos líderes é que as investigações poderão ser “contaminadas pelo processo eleitoral”, caso sejam abertas imediatamente. O presidente do Senado já havia alertado publicamente sobre essa possibilidade. Conforme o presidente do Senado, os requerimentos serão lidos em plenário “por dever constitucional” e as comissões poderão funcionar a partir da indicação dos membros e da definição, por parte de seus presidentes, do calendário de reuniões.
*Informações Assessoria de Imprensa do Senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).