Nesta quarta-feira (06), representantes do Ministério da Saúde estiveram em Poços para conhecer o trabalho realizado pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST) na cidade.
O evento foi dividido em dois momentos. Inicialmente estiveram na secretaria de Saúde e depois foram conhecer as instalações e os projetos na sede do CEREST.
Esta iniciativa acontece devido à necessidade de maior aproximação entre a Comissão Geral de Saúde do Trabalhador (CGSAT) e os territórios, a fim de conhecer as distintas realidades das ações dos Cerest, e assim aprimorar as estratégias nacionais e garantir a consonância com as experiências locais.
Desta forma, o encontro aconteceu com a perspectiva de desenvolver reflexões sobre o trabalho realizado no CEREST, bem como seu papel para a comunidade trabalhadora de Poços de Caldas e cidades referenciadas.
O psicólogo e responsável técnico pelo CEREST, Cristiano Andrade falou sobre a importância dessa interação com diversas esferas. “Discutir com os profissionais do Ministério da Saúde e da Coordenação Estadual e Regional foi muito importante, pois os escutando, bem como dividindo nossas ações, podemos ver que estamos no caminho certo. Fazendo o que devemos quanto promotores e preventores em saúde do trabalhador”.
Na oportunidade, as autoridades destacaram o ótimo desempenho do CEREST frente às fiscalizações no tempo de COVID-19, já que estas atividades beneficiaram a comunidade que foi protegida de se contagiar com o vírus no posto de trabalho, mas também as organizações, pois cumprindo o que se preconizar na lei e no protocolo.
A Fonoaudióloga do CEREST, Carla Taxini avaliou a vista do Ministério da Saúde.“A visita nos faz redirecionar nossas ações, mas também repensar o que já realizamos, além de nos fortalecer quanto trabalhadores vigilantes e assistentes no município e para nossos referenciados. Receber a devolutiva de que estamos alinhados com a política nacional e as propostas de saúde do trabalhador do ministério, legitima nossas ações no município e nas cidades referenciadas.”
Ações como o matriciamento em saúde e o projeto de suporte aos trabalhadores pós-Covid-19, foram destacados pelas autoridades como diferenciais ofertados pelo CEREST Poços de Caldas.
O psicólogo do CEREST destacou ainda outras ações que estão sendo programadas. “Além de fortalecer os trabalhos que já estamos desenvolvendo, a instituição já prepara novos projetos para o segundo semestre.”
A ocasião também contou com a presença do secretário de Saúde Carlos Mosconi; da Diretora de Programas em Saúde, Elaine Souza; do Apoiador técnico do Ministério da Saúde Ighor Zappes; do Responsável Técnica da Unidade Regional de Saúde/Secretaria de Estado de Saúde Elisângela de Jesus; da Especialista em Políticas e Gestão da Saúde Aparecida e da Responsável Técnica da CST/SES Cíntia Nunes.
*Informações: Prefeitura de Poços de Caldas