A Guarda Municipal de Belo Horizonte apura um caso de agressão de três agentes da corporação contra um motociclista, no bairro Floresta, região Leste da capital. Imagens de vídeo mostram os responsáveis por uma abordagem violenta, derrubando e chutando a cabeça da vítima. Os guardas foram afastados preliminarmente das atividades.
Imagens de câmeras de segurança mostram os agentes derrubando o homem, que teria tentado fugir da primeira abordagem por estar sem carteira de motorista.
O caso aconteceu na madrugada do último dia 3 de julho, no cruzamento das ruas Pouso Alegre e Itajubá. O motociclista para a moto após ser fechado pela viatura da Guarda Municipal.
O homem aguarda no passeio sem resistir à abordagem, ma um dos aguardas aparece por trás e dá uma rasteira no homem, que cai no chão. O agente prossegue com as agressões e chuta a cabeça da vítima. Outro guarda se aproxima na sequência e faz o mesmo.
‘Fato extremamente grave’
Por meio de nota (leia abaixo na íntegra), o Comando da Guarda Municipal disse que teve acesso às imagens e “classifica o fato como extremamente grave”. Além do afastamento imediato dos envolvidos, também foi instaurado um “procedimento administrativo disciplinar, que poderá culminar, inclusive, na demissão dos investigados”.
“Será conduzida uma apuração rigorosa dos fatos. As imagens evidenciam uma conduta intensamente repudiada por todos nós”, destaca o comandante Rodrigo Sérgio Prates no fim da nota.
Em nota, a Polícia Civil informou que lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo art° 309 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) contra o jovem abordado e que ele foi encaminhado ao juizado especial criminal em BH. No entanto, o órgão não respondeu se os guardas são investigados pelas agressões.
Nota da Guarda Municipal
“O Comando da Guarda Municipal teve acesso às imagens e classifica o fato como extremamente grave. A Corregedoria da Guarda Municipal determinou o afastamento preliminar e imediato das atividades dos três guardas municipais que atuaram na ocorrência.
Foi instaurado um procedimento administrativo disciplinar que poderá culminar, inclusive, na demissão dos investigados. ‘Será conduzida uma apuração rigorosa dos fatos. As imagens evidenciam uma conduta intensamente repudiada por todos nós’, destaca o comandante Rodrigo Sérgio Prates”.
Nota da Polícia Civil
“A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que a ocorrência foi atendida na madrugada de domingo (3/7) na delegacia de plantão, onde o suspeito, de 20 anos, foi ouvido por direção perigosa de veículo. A PCMG esclarece que foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo art° 309 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e ele foi encaminhado ao juizado especial criminal em BH.“
*Fonte: BHAZ