As demandas da saúde represadas durante a pandemia da COVID-19 serão agendadas durante os próximos meses
Com a melhora dos índices epidemiológicos em Poços, a secretaria de Saúde voltará a realizar de forma habitual consultas, exames e cirurgias, que ficaram represadas devido a pandemia da COVID-19.
Para comemorar os 149 anos de Poços, neste sábado (06), às 09h, no Hospital GIlberto de Matos (Hospital da Zona Leste) acontecerá o lançamento do Programa “Retoma+Saúde”, e para marcar a ocasião serão realizados quase 900 procedimentos, entre consultas de especialidades (ginecologia, ortopedia, cardiologia, otorrinolaringologia, urologia, mastologia, gastrologia, oftalmologia e reumatologia), cirurgias de catarata e duas cabines de espirometria também estarão disponíveis para realização de exames.
O secretário de Saúde, Carlos Mosconi destaca que as ações se estenderão durante os próximos meses para reduzir o tempo de espera nos procedimentos. “Nós vamos aproveitar o aniversário da cidade para incrementar os atendimentos eletivos que estavam represados em razão da pandemia. Serão vários atendimentos especializados tais como, consultas, exames de imagem e especializados e cirurgias de catarata. Nós pretendemos além disso, dar sequência aos procedimentos de forma mais ágil para que não haja grande espera para a realização dos mesmos.”
Os procedimentos serão divididos entre quatro locais: Policlínica Central, Policlínica Sul, Hospital Gilberto de Matos (Hospital da Zona Leste) e Cismarpa.
Os alunos da faculdade Pitágoras também oferecerão atendimento ao público. Os graduandos dos cursos de fisioterapia e farmácia farão atendimentos e os alunos de nutrição estarão nas salas de espera fazendo orientações aos pacientes.
A realização das cirurgias eletivas também já está sendo organizada pela secretaria de saúde e será anunciada em breve.
A secretária-adjunta de saúde, Rosilene Faria ressalta que o ‘Retoma+Saúde’ é retorno à normalidade da saúde que foi um dos setores mais afetados durante a pandemia da COVID-19. “Nós tivemos que unir todas as forças para passarmos pela pandemia. Agora vamos retomar a saúde de Poços. Agilizando atendimentos, exames, consultas e em breve também as cirurgias. A saúde nunca parou mas agora irá voltar com força total.”
Agendamentos
A secretaria de Saúde reforça que os agendamentos serão realizados durante os próximos meses, pela própria secretaria ou Unidade Básica de Saúde por telefone.
Não há necessidade de se dirigir pessoalmente na secretaria de saúde.
Atualização do cartão do SUS
Outro fator importante é manter o cartão do SUS atualizado, pois é por meio deste cartão que a população tem acesso a todos os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como consultas, exames, remédios, internações hospitalares, entre outros. A secretaria solicita que o usuário fique atento as ligações de agendamento, e caso não possa comparecer ao procedimento avise com antecedência para que possa ser agendado o próximo da fila, assim reduzindo a demanda.
Fonte: Prefeitura Municipal de Poços de Caldas.