Após o Jornal Nacional anunciar o cancelamento da entrevista com o presidente Jair Bolsonaro (PL), na madrugada de hoje (5), ele voltou atrás e confirmou presença. A sabatina havia sido cancelada depois que o mandatário teria exigido que ela fosse feita no Palácio da Alvorada, em Brasília, e não nos estúdios Globo.
De acordo com a emissora, a assessoria de Bolsonaro entrou em contato nesta manhã e informou que as mensagens enviadas anteriormente, pedindo que a entrevista fosse realizada no Alvorada, eram apenas para manifestar uma preferência.
A equipe esclareceu que o candidato à reeleição, na verdade, não se recusava a ir ao Rio de Janeiro para a entrevista. Dessa forma, a Globo confirmou a sabatina de Bolsonaro no Jornal Nacional, marcada para o dia 22 de agosto.
Confira as datas das entrevistas com cada candidato à Presidência:
- 22/8 (segunda) – Jair Bolsonaro (PL)
- 24/8 (quarta) – Ciro Gomes (PDT)
- 25/8 (quinta) – Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
- 26/8 (sexta) – Simone Tebet (MDB)
Entenda
Horas após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) confirmar a presença de Jair Bolsonaro na entrevista ao Jornal Nacional, a Globo informou que a participação do candidato à reeleição estava cancelada.
De acordo com a Globo, foram convidados os cinco candidatos mais bem colocados na pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Datafolha em 28 de julho: Lula (PT), Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante). O último anunciou ontem a desistência da candidatura para apoiar o petista.
Após sorteio para definição da ordem e da data das entrevistas, Lula, Ciro Gomes e Simone Tebet confirmaram presença até o prazo estipulado. William Bonner e Renata Vasconcellos vão conduzir as sabatinas ao vivo, direto dos estúdios da emissora, no Rio de Janeiro.
Ainda de acordo com o Jornal Nacional, Jair Bolsonaro não teria aceitado as regras da entrevista. A assessoria do presidente teria condicionado a concessão da sabatina à realização dela no Palácio da Alvorada.
“Depois das eleições de 2014, porém, a Globo decidiu que sempre realizaria as entrevistas de todos os candidatos à Presidência da República em seus estúdios, de forma a demonstrar que todos os candidatos são tratados em igualdade de condições”, esclareceu a emissora.
A Globo ainda afirma que a regra não foi contestada pela assessoria de Bolsonaro quando ele foi convidado para entrevistas no g1 e na GloboNews. Dessa forma, a emissora rejeitou o pedido.
“No fim da noite de quinta-feira, a assessoria de Bolsonaro enviou e-mail reiterando a disposição de conceder a entrevista, desde que ela seja realizada no Alvorada, alegando para isso compromissos de campanha anteriormente assumidos. Diante das regras anunciadas reiteradas vezes, a Globo rejeitou o pedido e, por isso, a entrevista não será realizada”, completou.
Fonte: BHAZ