A prefeitura municipal de Poços de Caldas, no Sul de Minas, publicou novo Decreto na manhã desta sexta-feira, 12, voltando a deixar facultativo o uso de máscara em locais públicos e fechados na cidade.
A Resolução nº 80/2022, do Comitê Municipal Gestor Extraordinário do Plano de Contingenciamento em Saúde do Coronavírus, foi publicada no Diário Oficial do Município determinando a suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos e fechados.
A decisão leva em consideração a situação epidemiológica do Município o número de leitos de UTI disponíveis na rede hospitalar pública e privada; os estudos quanto a disseminação e contágio pela COVID-19; a cobertura vacinal do Município; e as determinações emanadas pelo Governo do Estado de Minas Gerais.
Há recomendação para manutenção da utilização de máscara de proteção individual, cobrindo boca e nariz, para idosos, indivíduos que possuam comorbidades ou doenças imunossuprimidas ou que não estejam com o esquema vacinal completo.
Os cidadãos que apresentarem sintomas gripais ou que estejam contaminados pela COVID 19, bem como, às atividades econômicas cujo uso seja obrigatório em função de normativa sanitária, ambiental, trabalhista e/ou outros deve seguir usando a máscara.
O Comitê deixa facultativo às empresas a determinação de normativas próprias, a fim de promover a manutenção da utilização de máscara de proteção individual cobrindo boca e nariz, no ambiente de trabalho, voltadas aos colaboradores.
*Informações DOM PC.